Fundação Casa inaugura unidade de semiliberdade em Sorocaba

Evento acontece nesta terça-feira, 13, às 14 horas, no interior do Estado

seg, 13/08/2007 - 16h40 | Do Portal do Governo

A Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (Fundação Casa) vai inaugurar nesta segunda-feira, 13, às 14 horas, uma unidade de semiliberdade na cidade de Sorocaba, com capacidade para atender 20 jovens. A semiliberdade vai funcionar na Rua Comendador Oeterer, 675, Vila Carvalho, em Sorocaba. A cerimônia contará com a presença da presidente da fundação, Berenice Giannella.

A semiliberdade é uma das medidas socioeducativas previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) para atos infracionais mais leves. Na semi, os adolescentes dormem na unidade e, durante o dia, fazem atividades em meio aberto – vão à escola normalmente e fazem cursos profissionalizantes, além de atividades desportivas e culturais.

“É uma medida em que os adolescentes podem ter mais contato com a família e com a sociedade, o que torna mais fácil o trabalho pedagógico”, diz Berenice Giannella.

A meta do Governo do Estado é ampliar o atendimento de semiliberdade. A unidade de Sorocaba será a 25ª a funcionar em São Paulo. “A idéia é ter a semi como alternativa à internação, que só deve ser usada para os atos infracionais graves, nos quais há uso de violência.”

A unidade de Sorocaba será administrada em gestão compartilhada com a ONG Associação Educacional e Beneficente Refúgio. Nesta parceria, a entidade será responsável pelas atividades pedagógicas (culturais, esportivas e profissionalizantes) e técnicas (atendimentos psicológico e social) aplicadas aos internos. A segurança do prédio, dos adolescentes e dos funcionários fica sob a responsabilidade da Fundação Casa.

Campinas – Antes de inaugurar a unidade em Sorocaba, a presidente Berenice Giannella vai entregar as novas instalações da Unidade de Atendimento Inicial e Internação Provisória Amazonas (UAI/UIP), em Campinas, às 10h30.

O prédio, fundado em 1995, está localizado na Rua Francisco Bianchini, s/n°, no Jardim Amazonas. Após reformas, passou a contar com uma célula de segurança (guarita) na entrada, cobertura da quadra de esportes, instalação de equipamentos destinados ao combate de incêndios e um alojamento feminino para manter, no máximo, duas meninas na UAI.

As modificações foram feitas por sugestão do Ministério Público (MP) e Poder Judiciário. Atualmente, a UAI/UIP Amazonas tem capacidade para atender 48 adolescentes – 14 na UAI e 36 na UIP, além das duas novas vagas destinadas ao sexo feminino. Para o evento, foram convidados representantes do MP, Judiciário, membros da sociedade civil e o prefeito de Campinas, Hélio de Oliveira Santos.

Da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania