Fundação CASA inaugura regime de semiliberdade em São Carlos

Unidade no interior de São Paulo vai atender 20 adolescentes

sex, 24/07/2009 - 16h00 | Do Portal do Governo

A Fundação CASA inaugura na próxima terça-feira, 28, uma unidade de semiliberdade em São Carlos. A entidade será a 24ª do Estado a contemplar a modalidade de medida socioeducativa. A cerimônia de inauguração está marcada para as 14h e vai contar com a participação da presidente da Fundação CASA, Berenice Giannella. A unidade será gerida pela instituição em parceria com o Centro de Educação e Formação ao Adolescente (CEFA) Professor Cid da Silva César.

A medida socieducativa de semiliberdade é usada para adolescentes que cometeram infrações mais leves. Em comparação à internação convencional, a categoria tem a vantagem de reinserir o jovem mais rapidamente à sociedade.

“A prioridade do Governo do Estado é investir cada vez mais nas medidas socioeducativas de meio aberto e na semiliberdade, deixando a internação apenas para os casos mais graves”, diz Berenice Giannella. “É muito mais fácil, dependendo do perfil dos jovens, trabalhar a recuperação dele na semiliberdade”, completa.

Funcionamento da semiliberdade

Em linhas gerais, os jovens dormem numa unidade de semiliberdade da Fundação CASA. Durante o dia, sob orientação pedagógica e monitoramento, fazem atividades educativas externas e são obrigados a frequentar o ensino formal e cursos de educação profissional.

A vantagem da modalidade é que o acesso do adolescente à rede social e assistencial do município é mais fácil. Os jovens podem participar de cursos e programas oferecidos na cidade, uma vez que ficam livres durante o dia. Há casos de jovens que conseguem oportunidade de trabalho na execução da medida de semiliberdade. Existem casos também de adolescentes que entraram na universidade nesse período.

Serviço
Evento
: Inauguração da semiliberdade em São Carlos
Data: terça-feira, 28 de julho
Horário: 14h
Local: Rua Marechal Deodoro, 222, Centro
Cidade: São Carlos-SP

Da Fundação CASA