Fundação Casa: adolescentes fazem jornal interno

Canal de comunicação discute temas de interesse do público jovem

sáb, 18/08/2007 - 10h46 | Do Portal do Governo

O jornal Pirituba News, do Internato Pirituba da Fundação CASA, nasceu no início deste ano como um projeto-piloto desenvolvido por funcionários da Instituição. Trata-se de um canal de comunicação, no qual são discutidos vários temas de interesse do público jovem.

A publicação, que está em sua sexta edição, traz informações, opiniões e entrevistas produzidas pelos adolescentes. Todo esse trabalho conta com o auxílio da equipe pedagógica da unidade.

O veículo, de circulação interna, é distribuído mensalmente e a produção dos textos é realizada na biblioteca do Internato – que se torna uma verdadeira redação de jornal, durante o período em que os jovens estão por lá.

“Tentamos corrigir poucas coisas, pois o ideal é que eles leiam e possam se identificar com o conteúdo jornalístico”, explica a agente educacional Lígia Paranaguá.

O Pirituba News é dividido em várias seções: esportes, cultura, poesia e saúde são algumas delas. A definição das pautas é feita por meio de reuniões, as quais os próprios adolescentes decidem os temas a serem publicados.

A equipe de redação é formada por quatro jovens, sendo que geralmente há um revezamento entre eles. Um deles coordena a edição e os demais colaboram com idéias e na elaboração dos textos.

A meta do Pirituba News, de acordo com a equipe pedagógica da unidade, é, a partir de então, ampliar seus exemplares e imprimir colorido. Para isso, necessita de parcerias, o que a coordenação do projeto tem buscado intensamente. “Temos dificuldades para as impressões do jornal, mas nosso objetivo é que ele possa chegar para todos os adolescentes da instituição”, completa Lígia.

Da Fundação Casa

 

(I.P.)