Fórum sobre inovação e tendências tecnológicas tem participação da Unesp

Evento Innovation Brazil Leaders Forum 2019 foi realizado no Parque Tecnológico de São José dos Campos, no interior de SP

sáb, 21/09/2019 - 14h57 | Do Portal do Governo

Representantes da Universidade Estadual Paulista (Unesp) participaram das atividades do evento Innovation Brazil Leaders Forum 2019, por meio da Agência Unesp de Inovação (AUIN), que tratou de inovação em processos, produtos e gestão de talentos e pessoas.

A iniciativa, realizada entre 15 e 17 de setembro no Parque Tecnológico de São José dos Campos, no interior paulista, contou com 20 países representados. A ação também discutiu as tendências tecnológicas e as estratégias de investimento.

O encontro anual reúne CEOs e líderes de empresas inovadoras em gestão de produtos, processos e pessoas para discutir economia, rota da inovação, tendências tecnológicas e estratégicas de investimento.

“A universidade precisa mostrar para sociedade que faz bom uso do dinheiro público que é investido nela. Então, ela precisa estar presente, mostrando que tem soluções para os problemas da população”, ressalta o diretor da AUIN, professor Wagner Valenti.

“A instituição de ensino também tem solução para políticas públicas ou mesmo para serem aplicadas pelas empresas privadas. É muito importante a universidade estar nesse meio onde circulam empresários e pessoas da comunidade em geral”, completa o docente.

Credibilidade

O CEO da Innovation Brazil, Argus Ranieri, destacou a importância da participação dos acadêmicos na iniciativa. “O estande da Unesp foi bastante visitado, pois é muito atrativo e representa uma inovação em pesquisa que não vemos em qualquer lugar. O professor Wagner traz a Agência pra dentro do ecossistema de inovação, chancela e dá credibilidade ao Innovation”, afirma.

“O evento se propôs a reunir os CEOs e alguns vice-presidentes de grandes empresas. Em alguns painéis, chegávamos a ter 20 bilhões de dólares de faturamento dessas empresas. São pessoas que tratam de assuntos em nível estratégico. A universidade, no caso particular, a Unesp, é muito importante que se aproxime dessas grandes corporações”, avalia o secretário de Inovação de São José dos Campos, Alberto Marques Filho.

“A principal lição de ter participado desse evento foi, realmente, entender que a tecnologia e a inovação são as peças chaves para o desenvolvimento de uma economia sustentável e sólida. Então, essa é uma lição que nós levamos para o Centro de Aquicultura da Unesp, no intuito de, realmente, desenvolver suas tecnologias ligadas à criação de peixes”, revela o professor de Zootecnia da Faculdade de Ciências Agrárias e Tecnológicas da Unesp, do campus de Dracena, Leonardo Takahashi.