Fórum discute inovações tecnológicas na educação profissional

Aproximadamente 200 colaboradores ligados à educação participaram dos debates organizados pelo Centro Paula Souza

qua, 20/06/2018 - 12h24 | Do Portal do Governo

A 22ª edição do Fórum da Educação Profissional do Estado de São Paulo (Fepesp), realizada nesta terça-feira (19), reuniu cerca de 200 profissionais de instituições de ensino. Promovido pelo Centro Paula Souza (CPS), o evento debateu, na capital, o tema “Inovação na Educação Profissional e Tecnológica: As Tecnologias no Desenvolvimento Curricular”.

Durante a apresentação, o coordenador de Ensino Médio e Técnico do CPS, Almério Melquíades de Araújo, enfatizou a importância de formar colaboradores preparados para enfrentar as atualizações tecnológicas no setor. “É necessário preparar cidadãos com novas atitudes e modos de aprimorar os processos de produção. Devemos focar no empreendedorismo e nas competências socioafetivas, com currículos que propiciem aos alunos a capacidade de se adaptar ao longo da carreira”, ressalta o coordenador.

Foram organizadas mesas-redondas com as participações de representantes da Fundação Getúlio Vargas e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-SP). Os participantes debateram estratégias de qualificação na nova sociedade digital, com a presença de especialistas das quatro instituições que compõem o fórum: CPS, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-SP), Serviço Nacional de Aprendizagem Senai-SP e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP).

Currículos

As reuniões trataram, ainda, da modificação dos currículos dos cursos, de modo a estarem atentos às demandas geradas por novas tecnologias e à chamada indústria 4.0. “Para isso, precisamos estar ao lado do setor produtivo e fortalecer a colaboração entre as instituições de educação profissional”, avalia o diretor do Senai Armando de Arruda Pereira, de São Caetano do Sul, Osvaldo Padovan.

De acordo com os debatedores, as mudanças para acompanhar a revolução tecnológica nos setores produtivos não se restringem à matriz curricular, mas fortalecem a adoção de metodologias diversas de aprendizagem e ações que alteram a rotina escolar.

Também estiveram presentes nas atividades integrantes do Sindicato dos Técnicos Industriais de Nível Médio do Estado de São Paulo (Sintec-SP), do Sindicato dos Tecnólogos do Estado de São Paulo e do Conselho Regional de Química – IV Região.