Forças de segurança oferecem opções de passeios culturais para população

Aproveite para conhecer o acervo, e a história, de algumas das corporações que integram a segurança pública paulista

sex, 03/01/2020 - 14h10 | Do Portal do Governo

Segurança e cultura caminham lado-a-lado dentro dos museus que contam a história das corporações que integram a segurança pública do Estado de São Paulo.

Viaturas, armamentos, uniformes, fardas, documentos oficiais históricos, fotografias e detalhes sobre a criação e a evolução das forças de segurança estão à disposição da população em distintos pontos da cidade.

O Museu da Polícia Militar, o Centro de Memórias do Corpo de Bombeiros e o Museu da Polícia Civil de São Paulo são apenas alguns dos locais que preservam a história, tanto das respectivas corporações, quanto do próprio Estado.

Aproveite este Dia Internacional dos Museus e leve a família para conhecer de perto a história destas unidades que trabalham pela segurança pública dos cidadãos.

Museu da Polícia Militar do Estado de São Paulo

Não apenas relembrar a história da corporação, mas principalmente, contar a história do Estado de São Paulo por intermédio das ações e participações da Polícia Militar em fatos históricos que ajudaram a escrever a história paulista.

Dirigido pelo Coronel Galdino, há dois anos e meio, o Museu da Polícia Militar de São Paulo reúne rico acervo com objetos, armamentos, fardas, documentos e fotos que retratam a evolução da corporação, do Estado e da sociedade com o passar das décadas.

Sediado no conjunto de quartéis da Polícia Militar na região da Luz, no centro de São Paulo, o museu foi estabelecido em um edifício arquitetado por Ramos de Azevedo no final do século 19.

Passando por uma reestruturação que engloba restauração de aspectos originais e ampliação e modernização de ambientes internos, o museu possui exposição itinerante, já que parte de seu acervo é trocado periodicamente, fazendo com que os visitantes possam repetir o passeio com a certeza de que sempre irão encontrar artigos e itens recém colocados para apreciação.

As algumas salas temáticas se destacam, como a da Revolução de 1932, a da Polícia Feminina, e também a que conta a história da aviação na força pública de segurança do Estado. “Eu costumo dizer que um museu não reúne necessariamente coisas antigas, mas sim tudo aquilo com a qual pessoas comuns não tem contato no seu dia-a-dia”, afirma o coronel Galdino.

Serviço:
Terça a sábado das 9h00 até 17h00
Domingo das 9h00 até 16h00
Não abre as segundas
informacao@museupoliciamilitar.com.br
(11) 3311-9955
(11) 3227-3793
Rua Dr. Jorge Miranda, 308
Luz – São Paulo – SP

Museu da Polícia Civil de São Paulo

Preservar a história da segurança pública paulista e, ao mesmo tempo, ensinar como se deram, tanto a evolução tecnológica – dos equipamentos e objetos utilizados pela polícia – quanto propriamente a do profissional de segurança, além de relembrar casos célebres e marcantes registrados no Estado de São Paulo.

Todas estas são atribuições do Museu da Polícia Civil, localizado dentro do edifício da Acadepol (Academia de Polícia Civil), próximo ao portão 1 da Universidade de São Paulo (USP), no bairro do Butantã, zona oeste da capital paulista.

No campo das curiosidades, destacam-se as seções dedicadas a importantes crimes icônicos – como o “da mala”, registrado em 1928 – um módulo sobre tatuagens encontradas nos meios prisionais, estande de balística e salas temáticas que remetem a incêndios históricos no Estado de São Paulo.

O mais importante que o museu oferece, porém, é a criação de um vínculo com os visitantes e a sociedade como um todo. “Nossos monitores conseguem desmistificar alguns pré-julgamentos levando o público a compreender a importância da Polícia Civil para a população. Venha conhecer o museu e entender o quão valioso é o trabalho da corporação para a sociedade”, explica a delegada Carla Del Nero, responsável pelo museu.

Uma visita detalhada ao Museu da Polícia Civil dura, aproximadamente, duas horas. A entrada é gratuita.

Serviço
Museu da Polícia Civil
Praça Reynaldo Porchat, nº 219, Portão 1 da Cidade Universitária, Butantã, zona oeste de São Paulo.
(11) 3468.3360
Apenas pessoas maiores de 16 anos podem entrar
Visitação gratuita

Centro de Memória do Corpo de Bombeiros

O Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo foi fundado em março de 1880. Tudo o que aconteceu com esta unidade, desde então, pode ser encontrado, visto e manuseado, gratuitamente, por pessoas de todas as idades. Isso porque, desde 2005, funciona em um casarão tombado, no bairro da Vila Mariana, em São Paulo, o Centro de Memória do Corpo de Bombeiros.

A visita é um prato cheio, tanto para a aguçada curiosidade das crianças, quanto para os adultos que fazem uma viagem no tempo quando se deparam, por exemplo, com uma viatura movida à tração animal, um escafandro para mergulho em profundidade, ou mesmo um submersível utilizado em operações subaquáticas.

Também estão presentes detalhes documentais de operações históricas para o Corpo de Bombeiros, como as realizadas nos famosos incêndios nos edifícios Andraus (em 1972) e Joelma (em 1974).

Outro atrativo que costuma cativar os espectadores é a sala de ferramentas, que reúne itens desconhecidos para a grande maioria do público, como o alargador hidráulico, utilizado na retirada de pessoas de ferragens automotivas.

As salas temáticas, aliás, imperam. Além de ferramentas, vídeos, livros e demais produções impressas são outros itens do acervo que receberam suas respectivas seções exclusivas. “Cada roteiro cultural é único, pois eu aproveito o contexto de cada uma das perguntas que me fazem para relembrar um fato histórico a respeito do Corpo de Bombeiros”, explica o Cabo Borcatto, um dos responsáveis por guiar as visitas dentro do memorial.

Serviço:
Centro de Memória do Corpo de Bombeiros
Rua Domingos de Morais, 2329, Vila Mariana, próximo à Estação Santa Cruz do Metrô.
Para agendar uma visita em grupo, entre em contato através do e-mail: ccbcentrodememoria@policiamilitar.sp.gov.br.
Para visitar individualmente o local sem agendamento prévio, confirme a disponibilidade de dias e horários por meio do telefone: (11) 3396-2596.