Força e coragem de Covas emociona a todos

Com a voz embargada pelo choro Covas lê fábula que ensina aos homens que são os obstáculos que os deixam fortes

qui, 30/11/2000 - 20h19 | Do Portal do Governo


Com a voz embargada pelo choro Covas lê fábula que ensina aos homens que são os obstáculos que os deixam fortes

A rotina do pós-operatório do governador Mário Covas, que se recupera de uma cirurgia realizada na semana passada para a retirada de dois tumores na região do abdômen, foi quebrada nesta quinta-feira, dia 30, pelo próprio paciente. Às 15h15 da tarde, Covas desceu ao andar térreo do Incor, onde pelo menos 40 jornalistas se apertavam na sala de imprensa instalada pelo Governo do Estado no Instituto do Coração. Por quase meia hora, Covas falou da doença, da recuperação e de política. Chorou ao lero texto Amigos que lhe fora entregue minutos antes pela esposa de um paciente que dera entrada no hospital no mesmo dia em que ele. E todos na sala choraram. Emocionado, Covas contou que tinha muito medo da colostomia (derivação intestinal a que foi submetido), mas que não podia reclamar. “Deus me deu a vida. E quem ganha o principal como é que pode discutir o acessório?”

Covas iniciou a entrevista defendendo a conduta de transparência que sempre adotou em relação à doença. Disse que não tem pressa de deixar o hospital e que o pós-operatório dessa cirurgia está mais veloz do que da anterior, realizada em 1998, quando teve a bexiga extirpada e reconstruída. Naquela época, Covas ficou 26 dias no hospital.

Depois, falou sobre política, mais especificamente sobre a sucessâo presidencial, reiteirando o que sempre diz em entrevistas: a dificuldade de se manter a atual composição de forças que hoje sustentam a aliança.

A emoção começou a crescer quando Covas foi questionado sobre a sua rotina, sobre o fato de o trabalho ser o seu melhor remédio. “Se eu disse que sim, amanhã sou candidato. Se eu disser que não, eu não estaria dando atenção a este fato (governar) que tem extrema importância”, disse. Depois, contou que se encontrara, no dia em que chegou ao hospital, com a esposa de um paciente que estava prestes a entrar para a sala de cirurgia. Ela lhe contou que votou nele para presidente e lhe desejou sorte. Hoje, antes de deixar o hospital ela deixou a mensagem Amigos para Covas. A leitura foi emocionante, entre lágrimas de Covas, dos jornalistas e de seus assessores.

Veja a íntegra da entrevista do governador Mário Covas no Incor.