Fiscalização aplica 771 multas por fumaça preta de veículos a diesel

3º Megacomando foi realizado em todo o estado pela Cetesb, SMA e PM

sex, 26/08/2016 - 16h14 | Do Portal do Governo

Com o objetivo de evitar episódios críticos de poluição do ar, uma operação conjunta da Cetesb, Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Polícia Militar parou cerca de 34 mil veículos a diesel em 22 pontos de fiscalização nas principais rodovias e avenidas do estado. O 3º Megacomando registrou inconformidade em 2,44% dos veículos, resultando na aplicação de 771 multas.

Nos últimos anos o percentual de veículos a diesel emitindo fumaça preta em excesso no estado de São Paulo caiu em mais de 30%, e atualmente verifica-se uma desconformidade de até 8% na região metropolitana de São Paulo. 

A multa para condutores de veículos emitindo fumaça preta é de 60 Unidades Fiscais do Estado de São Paulo (Ufesps), correspondente à R$ 1.413,00, podendo dobrar o valor no caso de reincidência. Os padrões de emissão são estabelecidos pela legislação ambiental (art. 32 do Regulamento da Lei nº 997/1976, aprovado pelo Decreto nº 8.468/1976 e suas alterações).

Mas, para incentivar a manutenção corretiva do veículo, o valor da multa não reincidente pode ser reduzido em 70%, desde que o veículo seja posteriormente reparado e haja a constatação mediante realização de teste de opacidade em unidade operacional cadastrada no Programa de Melhoria da Manutenção de Veículos Diesel (PMMVD).

Para mais detalhes da operação, clique aqui.

Do Portal do Governo do Estado