Fifa credencia Hospital das Clínicas como centro de referência

Hospital poderá realizar projetos médicos e participar de todas as reuniões da entidade máxima do futebol

sex, 01/10/2010 - 11h00 | Do Portal do Governo

O Hospital das Clínicas da FMUSP, ligado à Secretaria da Saúde, será oficialmente a partir desta sexta-feira, 1º, o primeiro centro de referência da Fifa na América Latina. O chefe do departamento médico da entidade, professor Jiri Dvorak, estará no Instituto de Ortopedia e Traumatologia (IOT) do HC para entregar o certificado de acreditação.

Com isso, o hospital poderá realizar projetos médicos e participar de todas as reuniões da entidade máxima do futebol. Quatro projetos do HC já foram definidos. Um deles deverá dificultar a alteração de idade de atletas em competições esportivas.

“Estamos avaliando a idade biológica de atletas, por meio de ressonância magnética, para comparar com o que está escrito na certidão e nascimento. Os resultados de um projeto piloto, feito com jogadoras de futebol, já estão sendo enviados à Fifa”, diz o chefe do Grupo de Medicina Esportiva do IOT, doutor Arnaldo Hernandez, ao comentar sobre um dos projetos.

Os outros três estudos serão apresentados à equipe médica da Fifa na inauguração do centro: estudo radiológico da incidência da artrose do quadril em atletas de futebol profissional; estudo sobre o uso de plasma rico em plaquetas nas lesões musculares de jogadores profissionais; e estudo epidemiológico das lesões de futsal.

Atualmente, a FIFA conta com outros oito cetros espalhados pelo mundo, em países como Alemanha, Suiça, Japão, Nova Zelândia, África do Sul e Noruega.

Da Secretaria da Saúde