Fiesp lança campanha de apoio à Lei Antifumo

Hotsite traz orientações jurídicas, esclarecimento de dúvidas e informações sobre os males do fumo

qui, 30/07/2009 - 14h30 | Do Portal do Governo

A lei antifumo, que entra em vigor em 7 de agosto, ganhou um importante reforço. A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), por intermédio do Sesi-SP, lançou na quarta-feira, 29, a campanha Segurança e Saúde no Trabalho. 

A Fiesp entendeu que o objetivo do Governo é proteger a saúde dos cidadãos, inclusive dos trabalhadores da indústria. Por isso, para ajudar na divulgação da lei, a entidade criou um hotsite especial, que traz orientações jurídicas sobre a nova legislação, esclarecimento de dúvidas frequentes, canais para fumantes que buscam tratamento contra o vício, além de informações sobre os malefícios do fumo e sobre as consequências do ambiente contaminado para aqueles que não fumam (os fumantes passivos). 

No hotsite, também estão disponíveis para download o Manual para o Empresário, que indica os procedimentos a serem adotados para garantir que a lei seja aplicada adequadamente e, desse modo, que o ambiente das empresas seja efetivamente livre do tabaco, bem como uma cartilha de orientação para os trabalhadores.

Desde o primeiro momento, o presidente da FIESP, Paulo Skaf, demonstrou compreender que se tratava de um assunto de grande importância para a saúde pública da população e que isso se coloca acima de qualquer questão de natureza coorporativa. “Afinal, quando se trabalha em defesa da saúde pública, se trabalha a favor de todos os empresários, trabalhadores e de todos que são tocados pelo trabalho da Fiesp, salientou o secretário da Justiça e da Defesa da Cidadania, Luiz Antonio Marrey, que participou do lançamento da campanha.

“Estamos fazendo uma reestruturação, que é quase uma revolução, atuando em várias áreas, e a defesa da saúde pública é de suma importância. Por isso, a Fiesp faz questão de promover a campanha Segurança e Saúde no Trabalho, com especial atenção na prevenção ao hábito de fumar”, afirmou o presidente da Fiesp, Paulo Skaf.

Durante o evento, 16 entidades da classe médica assinaram protocolo de intenções para divulgar o conteúdo integral das cartilhas ao empresário e ao trabalhador.

Da Secretaria de Justiça e Defesa da Cidadania