Festival para jovens músicos terá inscrições abertas a partir de 15 de agosto

Período para cadastro termina em 14 de setembro; evento é realizado pela Organização Social de Cultura Amigos do Guri

qua, 01/08/2018 - 20h21 | Do Portal do Governo

Na 4ª edição em território nacional, o festival internacional Imagine Brazil se destaca por ser uma competição voltada para jovens músicos e que contempla a todos os gêneros. As inscrições para a disputa serão realizadas entre 15 de agosto e 14 de setembro.

O evento é realizado no Brasil pela Organização Social de Cultura Amigos do Guri, gestora da maioria dos polos do Projeto Guri, maior programa sociocultural brasileiro, mantido pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo. Vale destacar que o Imagine Brazil foi criado pela Jeunesses Musicales International (JMI), maior ONG de música para jovens do mundo.

É importante frisar que a versão estrangeira do festival ocorre em cerca de dez países. No Brasil, o concurso permite a participação de solistas ou grupos com até oito pessoas, entre 13 e 21 anos, residentes no Estado de São Paulo. Além de valorizar a mistura de estilos musicais, a competição incentiva o contato com outras culturas e a troca de experiências.

Final

O vencedor conquista uma vaga na final internacional e a participação no workshop que ajudará no preparo para a disputa, que ocorre no ano seguinte, na Europa, com todas as despesas pagas. Com isso, a pré-seleção integra a primeira rodada da competição e será feita por um comitê interno da Amigos do Guri e membros do júri.

Além disso, serão analisados os formulários de inscrição e a mídia MP3 enviadas pelos concorrentes. Até 40 grupos ou artistas serão contemplados para competir ao vivo nas semifinais, que ocorrerão entre outubro e novembro, em Presidente Prudente, Santos, Limeira e Monte Alto. Cada semifinal levará três projetos para a decisão.

Nas quatro fases eliminatórias, os participantes serão avaliados em quesitos como qualidade musical e interpretação, comunicação e carisma, originalidade, repertório e preparação. “Uma das principais características do festival é a pluralidade de estilos”, enfatiza a gestora de Projeto Especiais do Projeto Guri, Deborah Lobo.

Inscrições

Os interessados em participar do concurso devem acessar o site do Imagine Brazil, efetuar o cadastro ou fazer o login e preencher o questionário no campo ‘Inscreva-se no Festival’. É importante ressaltar que o corpo de jurados será composto por quatro profissionais brasileiros, um representante da Amigos do Guri e um membro da JMI, como presidente e moderador.

Os avaliadores selecionarão doze finalistas das semifinais regionais, que irão direto para a final, que ocorre em 1º de dezembro na capital paulista, de onde sairá o vitorioso do Imagine Brazil.

“O evento chega à 4ª edição como uma oportunidade singular para os jovens do Estado. O concurso promove uma rica troca de experiências com artistas de diversas origens e estilos que desejam ingressar no mundo profissional da música. Acreditamos que o reconhecimento do festival deva inspirar a inscrição de muitos jovens”, explica a diretora-executiva da Amigos do Guri, Alessandra Costa.

Desenvolvimento

Os escolhidos para a grande final contarão com vivências inéditas e workshops com profissionais da cena musical brasileira de várias especialidades. Serão atividades voltadas ao desenvolvimento artístico, como, por exemplo, gerenciamento de carreira, performance de palco, práticas coletivas de música e produção.

A banda “Sephion” foi campeã da primeira edição do Imagine Brazil, em 2015, e disputou a final mundial no ano seguinte, na Croácia. Em 2016, o “Trio Alma Brasileira” ganhou a disputa, mudou o nome artístico para “Trio Retrato Brasileiro”, e representou o Brasil no mundial. Vencedor da última temporada, Arthur Endo está se preparando para competir com músicos de outros países, no fim do ano, na Europa.

SERVIÇO

Inscrições para o Imagine Brazil 2018
Período: 15 de agosto a 14 de setembro
Quem pode se inscrever: solistas ou grupos de até oito pessoas
Idade: de 13 a 21 anos

Semifinais regionais
Presidente Prudente – 20/10
Santos – 27/10
Limeira – 10/11
Monte Alto – 24/11

Final
São Paulo – 1º/12

Final internacional
Europa – 2019