Festival Internacional de Linguagem Eletrônica leva obras ao Metrô

Maior evento de arte e tecnologia da América Latina, FILE São Paulo 2017 oferece instalações interativas com música, arte, animações e games

seg, 24/07/2017 - 18h40 | Do Portal do Governo

Quatro estações do Metrô de São Paulo participam do Festival Internacional de Linguagem Eletrônica – FILE São Paulo 2017, maior evento de arte e tecnologia da América Latina. Os passageiros que utilizarem as estações Paraíso, Consolação e Brigadeiro, da Linha 2-Verde, e a São Bento, da Linha 1-Azul, terão a oportunidade de interagir com obras do Festival.

Nesta edição, serão apresentadas ao público obras interativas que englobam música, arte, animações, games e tecnologia em suas instalações. O objetivo da mostra é levar novos conceitos de arte aos espaços públicos e interagir com os usuários.

O módulo FILE PAI (Paulista Avenue Interactive) espalha suas instalações dinâmicas em vários pontos da Avenida Paulista, incluindo as estações Consolação, Brigadeiro e Paraíso. As intervenções poderão ser vistas por todos que passam pelos locais. Até o dia 31 de julho, o Metrô terá quatro pontos com instalações do FILE. Todas com acesso gratuito.

As estações Consolação e Brigadeiro (Linha 2-Verde) têm mostras das 10h às 17h e seus acessos contam com nova decoração, uma obra interativa criada pela companhia Les Poissons Volants – produtora francesa de filmes e documentários independentes.

Com o uso de óculos de realidade virtual, os usuários poderão conhecer a famosa obra de Hieronymus Bosch, “The Temptation of Saint Anthony“. Em experiência 360º, o usuário poderá ainda desvendar e emergir no quadro de grande destaque do final do século 15.

O corredor da estação Paraíso (Linha 2-Verde), das 10h às 17h, recebe a obra “The Singing Tunnel”, dos produtores musicais suecos Håkan Lidbo e Max Björverud. As músicas cantadas pelos usuários que passarem pelo túnel da estação serão captadas pelos painéis ali instalados e reproduzidas por um computador. A sensação é a de estar sendo seguido por um “anjo da guarda”.

O “Singing Tunnel”, além de repetir as notas musicais, também memoriza e repete as mais comuns entre os cantos dos usuários. Já a estação São Bento (Linha 1-Azul) recebe sete painéis informativos detalhando o evento ao público.