Festival de artes de Itu termina no domingo

Evento homenageia o compositor Heitor Villa-Lobos

qui, 09/07/2009 - 13h00 | Do Portal do Governo

O Governo do Estado de São Paulo, em parceria com a Prefeitura de Itu, está promovendo o XVI Festival de Artes de Itu. O evento deste ano, começou no sábado, 4, e vai até domingo, 12, homenageia Heitor Villa-Lobos. Nos palcos, apresentam-se artistas ligados à tradição de viola caipira e também estão previstos espetáculos de música erudita, teatro infantil e adulto, circo, dança, uma mostra de filmes de Mazzaropi e manifestações populares.

Um dos destaques da programação são as oficinas de Música e Grafitti, que têm por objetivo integrar o público ao “espírito do festival”. As oficinas de Canto são ministradas por integrantes do Grupo Nhambuzim e a de Percussão, ministrada pelo músico Nélson Carneiro. Na oficina de Grafitti, os alunos participantes realizarão um painel, e serão coordenados por Pato, grafitteiro que já participou de exposições na Inglaterra e na Espanha.

O feriado de 9 de julho é marcado por apresentações para o público infantil. A noite de sábado, 11, é voltada para o público jovem. A banda Seu Chico – revelação da cena pernambucana – faz releituras nada ortodoxas do cancioneiro de Chico Buarque e do forró universitário do Bicho de Pé.

O Festival termina na Cidade Nova no sábado, 11, com a apresentação do forró do Trio Virgulino e da artista consagrada Dona Ivone Lara – ícone do samba carioca. A cerimônia de encerramento será na Praça da Independência, onde haverá apresentações do grupo tradicional de choro Isaías e Seus Chorões e do popular grupo vocal Trovadores Urbanos no domingo, 12.

A participação em todos os eventos é gratuita. As atrações acontecem na Praça da Independência, no centro histórico de Itu, no Centro Administrativo Regional do Pirapitingui e na Avenida Paz Universal, ambos na Cidade Nova, localizada fora da área urbana da cidade. Clique aqui e confira a programação completa do festival.