Férias: Museu da Imigração oferece programação infantil gratuita

Espaço “Mundo de Brincar” conta com várias visitas temáticas e também apresenta contação de histórias até 31 de janeiro

seg, 07/01/2019 - 10h43 | Do Portal do Governo

Quem está em busca de uma programação divertida e diferenciada para as crianças durante as férias não pode deixar de conferir a programação do Museu da Imigração. Na Instituição a diversão caminha junto com o aprendizado e com o incentivo a descobertas.

Com o objetivo de oferecer atividades infantis e culturais, o MI promoverá o espaço gratuito “Mundo de Brincar”, até o dia 31 de janeiro, de quarta-feira a domingo, além de visitas temáticas, mostra sobre refúgio, contação de histórias, entre outras atrações.

O ambiente lúdico “Mundo de Brincar”, oferecido, também, em julho, proporciona uma experiência única e uma interação valiosa entre pais e filhos com jogos de tabuleiro, piscina de bolinhas, brinquedos educativos, livros, quebra-cabeças, cama elástica, fantoches e desenhos para colorir. O espaço é desenvolvido para as crianças até 10 anos e não é necessário se inscrever para participar.

Mostra

Na Hospedaria em Movimento, os pequenos e seus acompanhantes poderão, também, prestigiar a mostra “Sonhos Refugiados” com desenhos de crianças refugiadas sírias que colocaram no papel os seus desejos para o futuro. A ação é uma oportunidade de abordar a questão do refúgio com a garotada, proporcionando uma reflexão importante para a vida em sociedade desde cedo. As criações poderão ser visitadas de terça a sábado, das 9h às 17h, e aos domingos, das 10h às 17h.

Complementando a programação de férias, o Núcleo Educativo realizará as visitas temáticas “Crianças que migram”, aos sábados e domingos de janeiro, às 11h0, convidando os pequenos e adultos a trocarem impressões sobre migração, deslocamento e território. Já às quartas-feiras, a partir do dia 9, os educadores promoverão a atividade gratuita “Colecionando Coleções”, uma oportunidade de explorar a diversidade do jardim e montar uma coleção, às 15h. Para participar de ambas as ações, é necessário se inscrever pelo e-mail inscricao@museudaimigracao.org.br.

A história da Laurinha, uma menina que fica intrigada ao perceber as diferentes versões contadas pela família sobre a viagem para o Brasil, será contada pela Paula Strano, pedagoga e autora do livro “Três Navios”, nos dias 13 e 27 de janeiro, às 15h. Os interessados em trazer a criançada para assistir gratuitamente essa apresentação devem enviar e-mail para m.souto@museudaimigracao.org.br.

O Museu da Imigração fica na Rua Visconde de Parnaíba, 1.316, na Mooca, em São Paulo. Seu horário de funcionamento é de terça a sábado das 9h às 17h, e aos domingos entre 10h e 17h. Os ingressos para visitação custam R$ 10, estudantes e pessoas acima de 60 anos pagam meia-entrada. Aos sábados, a visitação é gratuita. Outras informações estão disponíveis no site www.museudaimigracao.org.br.