Férias: fique atento ao risco de sarampo

Pessoas com viagem marcada para Estados Unidos e alguns países da Europa, Ásia e África devem tomar vacina

ter, 30/06/2015 - 14h49 | Do Portal do Governo

Com o início das férias de julho, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP) faz um alerta sobre a incidência de sarampo às pessoas que pretendem viajar nos próximos dias. O aviso vale especialmente para quem está com viagem marcada para os Estados Unidos, países da Europa como França, Alemanha e Inglaterra, Ásia e África.

A imunização é a melhor forma de prevenção da doença e é necessário que ocorra 15 dias antes da viagem. “A vacina de sarampo é eficaz em até 99% dos vacinados, e está contida na vacina tríplice viral, que compreende, além do sarampo, imunização de caxumba e rubéola”, recomenda a infectologista Karina T. Miyaji.

Segundo a infectologista, são indicadas duas doses para menores de 20 anos e uma dose para pessoas acima de 20 anos. Adultos que não têm certeza de terem recebido a vacina previamente devem ser vacinados. Quem estiver com o esquema completo não precisa se revacinar. A vacina é oferecida gratuitamente pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

Um surto de sarampo registrado no Ceará em 2014 se estende até o momento. A maioria dos casos era de pessoas não vacinadas. Em alguns países a vacina contra doenças infecciosas como sarampo e febre amarela é obrigatória. Verifique aqui as orientações para o país de destino.

O HCFMUSP oferece um serviço de orientação e vacina – se necessária – para os viajantes. Para saber mais sobre o programa e agendar atendimento clique aqui.

Do Portal do Governo do Estado