Feira USP e as Profissões orienta sobre 67 cursos oferecidos no interior

Iniciativa da Universidade de São Paulo foi realizada em Bauru, em 30 e 31 de agosto, com a presença de vestibulandos

ter, 04/09/2018 - 20h27 | Do Portal do Governo

A cidade de Bauru, no interior paulista, recebeu as atividades da “Feira USP e as Profissões”, realizada nos dias 30 e 31 de agosto. A iniciativa busca ajudar os vestibulandos ao oferecer acesso a informações sobre 67 cursos e o mercado de trabalho, além de possibilitar o contato direto com estudantes e professores.

A “Feira USP e as Profissões” é uma promoção da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP. A edição interior reuniu representantes dos seis campi: Bauru, Lorena, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto e São Carlos.

“A ação permite aos jovens conhecer diversos cursos e oportunidades. Isso está ligado a assuntos de formação profissional e de apoio ao estudante”, diz o vice-reitor da USP, Antonio Carlos Hernandes.

O evento ofereceu uma programação diversificada aos visitantes, como atividades interativas, culturais e artísticas, além de palestras sobre as diversas áreas da educação e tenda para orientação vocacional.

“A Universidade de São Paulo abriu suas portas com as feiras e as visitas monitoradas, e tem conseguido uma resposta muito positiva de alunos”, destaca o professor Vinicius Carvalho Porto, coordenador do evento.

Aprendizado na juventude

]As ações do Governo do Estado voltadas à geração de emprego e renda são um exemplo de como os jovens estão dispostos a ingressar no mercado de trabalho. O programa “Jovem Cidadão – Meu Primeiro Emprego” tem a finalidade de oferecer uma oportunidade profissional a estudantes entre 16 e 21 anos de idade, que estejam cursando o Ensino Médio de escola estaduais.

Vinculado à Secretaria de Estado de Emprego e Relações de Trabalho, o estágio remunerado permite que os alunos adquiram experiência profissional e desenvolvam habilidades específicas. Assim, eles conseguem agregar novos valores à formação por meio da inserção no mercado de trabalho.

Vale destacar que o Estado fornece acompanhamento de estágio e psicossocial, curso online com certificado, bolsa-auxílio de R$ 65 mensais, mais seguro de vida e acidentes pessoais. Pela empresa, o mínimo é de R$ 3,13 por hora e auxílio-transporte.

“Trata-se de uma iniciativa muito boa para estudantes. A empresa já teve diversos jovens cidadãos. Atualmente, alguns deles continuam trabalhando conosco, pois trazem muita competência à equipe”, avalia a diretora de Recursos Humanos do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), Dulce Maria Rodrigues.

Segundo a coordenadora do Jovem Cidadão, Deise Maria de Souza Lima, a possibilidade de gerar diferenciais no currículo dos participantes é uma motivação. “Desde que a iniciativa passou a ganhar forma, em 2000, inserimos mais de 195 mil jovens no mercado. Muitos estagiários têm chance de contratação pela empresa”, revela.