Feira traz turismo rural para a Capital paulista

Evento acontece no Parque da Água Branca, desta sexta-feira até domingo

sex, 17/08/2007 - 13h03 | Do Portal do Governo

Um pedacinho do campo em plena capital paulista. É o que a 4ª Feira Nacional de Turismo Rural (Feiratur) vai propiciar aos seus visitantes desta sexta-feira, 17, até domingo, 19, das 9 às 18 horas, no Parque da Água Branca. Um passeio gratuito, diferente, que em tempos de “apagão aéreo” vai mostrar as alternativas de lazer no interior do Estado e do País, muitas vezes a pequenas distâncias, baixo custo e fácil acesso.

São esperadas 20 mil pessoas durante os três dias do evento, que reunirá profissionais, estudiosos do setor, produtores, poder público, empresários e apaixonados pelo turismo e pelo mundo rural. Durante a feira serão promovidas diversas iniciativas com o intuito de conscientizar os proprietários de terras da importância do turismo rural, que cresce entre 18% e 23% ao ano

A idéia dos organizadores é colocar, num só espaço, vendedores e potenciais compradores do segmento, responsável por assegurar a manutenção do homem ao campo, integrar cidade e campo, além de promover a troca de valores culturais. São 180 estandes, em 1.440 metros quadrados do Parque, ocupados por cerca de 300 expositores.

Dividida por regiões, áreas temáticas, produtos e serviços para o setor, a Feiratur também terá, dentre outros, espaços para palestras e exposições das atividades de instituições, bem como para discussões de políticas públicas que busquem a agregação de valor aos produtos, aperfeiçoamento da legislação do setor, troca de experiências e propostas de ações comuns.

O universo do campo estará presente nas suas diversas formas de manifestação, como artesanato, rotas e roteiros, cavalgadas, comércio de produtos típicos, música e culinária, além de casos e “causos”, conforme informam os organizadores.

O evento vai mostrar que o campo não tem só um caráter folclórico, mas é um importante gerador de riquezas para o País. O turismo rural cria emprego e renda para moradores das áreas rurais. Com isso, diminui o êxodo para as cidades.

Também valoriza a cultura regional (música, costumes, gastronomia, artesanato), promovendo o intercâmbio entre o campo e a cidade, incrementa a cadeia do turismo, contribui para a preservação das propriedades históricas, sendo um grande difusor de conhecimento, desperta, principalmente nas crianças, a importância da convivência pacífica com a natureza.

O turismo rural faz o contraponto à correria do meio urbano, oferecendo paisagens bucólicas, com direito ao canto dos pássaros, cheirinho de mato e de comida da fazenda, além do acolhimento típico das pessoas simples do interior.

Existem mais de 12 mil propriedades rurais no País, sendo mais de 800 localizadas no Estado de São Paulo. O segmento gera cerca de 500 mil empregos diretos e indiretos, dos quais 35% são representados por mão-de-obra familiar e outros 62% por pessoas de origem local/regional. O turismo rural brasileiro movimentou mais de R$ 5 milhões em negócios nas edições anteriores da feira.

Reunião – Uma das importantes discussões a ser realizada durante a feira ocorrerá no dia 18 (sábado), quando Câmara Setorial de Lazer e Turismo no Meio Rural, ligada à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, se reúne, a partir das 9 horas, na Sala de Eventos. Na ocasião, serão ministradas palestras sobre o Instituto Brasileiro de Ciência e Direito do Turismo e sobre Legislação e Planejamento no Turismo Rural.

Oficina – Pesquisadores do Instituto de Pesca (IP), vinculado à Secretaria de Agricultura, vão compor a “Oficina do Conhecimento para a Piscicultura e Pesqueiros” amanhã (sexta-feira, dia 17), das 9 às 13 horas. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo e-mail guiapesqueiro@guiapesqueiro.com.br.

Os participantes assistirão às palestras “Qualidade da água e meio ambiente”, ministrada por Cacilda Thais Janson Mercante, “Aspectos ecológicos e sanitários em pesqueiros: estudo de caso”, por Katharina Eichbaum Esteves, e “Práticas de manejo em pesqueiros”, por Carlos Massatoshi Ishikawa. “O lazer em pesqueiros: o turismo como alternativa de uso menos impactante” é o tema da palestra que a professora da Universidade Anhembi Morumbi, Maria Ângela Cabianca, irá conduzir.

Seminário – A Câmara Setorial de Agricultura Ecológica da Secretaria de Agricultura e a Associação de Agricultura Orgânica (AAO) vão promover no dia 18 (sábado) o seminário “Agricultura orgânica, uma estratégia de desenvolvimento sustentável”. A idéia é mostrar, dentre outras coisas, que lazer e agricultura podem conviver tranqüilamente com o respeito e a consciência ambiental. Inscrições pelo telefone (11) 3875-2625 ou pelo e-mail cursos@aao.org.br.

Outros eventos paralelos – A feira contará com rodada de negócios, Encontro Nacional do Turismo Rural, Reunião Nacional da Abraturr, apresentações de música, manifestações culturais e gastronômicas de diversas regiões do País, salões do Turismo Rural Acessível, do Turismo Rural e Observação de Aves, do Turismo Eqüestre, do Turismo Rural Pedagógico e do Artesanato e Gastronomia Rural, dentre outras atrações.

Organização – O evento é promovido pela Abraturr, pela Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro) da Secretaria de Agricultura, Câmara Setorial de Lazer e Turismo no Meio Rural e pelo Instituto de Desenvolvimento do Turismo no Espaço Rural (Idestur).

Serviço:

O Parque da Água Branca fica na avenida Francisco Matarazzo, 455, Zona Oeste da capital paulista, próximo ao metrô Barra Funda.

Da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastacimento

(I.P.)