Feira estimula criatividade de alunos da rede estadual em Santo André

Atividade cultural em unidade de ensino teve objetivo de identificar, em filmes de sucesso, temas ligados à Biologia

sex, 14/12/2018 - 14h28 | Do Portal do Governo

Situada em Santo André, na Região Metropolitana de São Paulo, a Escola Estadual Doutor Celso Gama levou o universo lúdico para a sala de aula ao promover, no último sábado (8), a Feira Cultural de Biologia. A iniciativa teve a presença de pais, estudantes dos ensinos Fundamental e do Ensino Médio, além dos servidores.

Vale destacar que os alunos tiveram a missão de identificar o tema biologia nos filmes. Divididos em grupos, os jovens escolheram as obras cinematográficas e identificaram assuntos abordados durante o período letivo. Em seguida, os alunos produziram uma pesquisa sobre a história da produção e o levantamento dos principais pontos positivos e negativos das obras sobre a disciplina.

Conteúdos

Diversos estandes foram montados na unidade de ensino, baseados em análises de filmes como X-Men, Harry Potter e Procurando Nemo. “Trata-se de trabalhos que tentam explorar a criatividade dentro dos conteúdos. Aproveito as potencialidades para que os alunos tenham mais gosto e possam absorver as informações”, explica Felipe Pius, professor de Biologia.

“Usamos as questões analisadas nas produções para mostrar aos visitantes que tudo é questão de parar, pensar e aprender”, avalia a estudante Paola da Silva Oliveira, da 3ª série do Ensino Médio.

“A atividade representa um aprendizado, pois não estaremos mais na escola no próximo ano. Alguns colegas irão para faculdade, enquanto outros procurarão curso ou trabalhos. É uma experiência que levaremos para a vida inteira”, revela Loisa Carolina Pereira de Sousa, também aluna da 3ª série do Ensino Médio.

“Participar da feira modificou o ambiente do final das aulas. Nós lidamos com conteúdos que aprendemos em sala de aula de uma maneira diferente na prática. Conquistamos o objetivo graças à didática do professor Felipe Pius, que conduz a aula do modo bem diferente”, salienta Gabriel da Silva, do 9º ano do Ensino Fundamental.