Feira de profissões online promovida por escola auxilia aluno na escolha da carreira

De forma virtual, estudantes dos ensinos Fundamental e Médio seguem orientações de áreas em que pretendem atuar

qui, 09/07/2020 - 10h29 | Do Portal do Governo

A Escola Estadual Ismael da Silva Júnior, em São Bernardo do Campo, promove encontros neste mês entre alunos, professores da escola e docentes de universidades para auxiliar os jovens na escolha profissional.

“Desde que começou o processo de suspensão das aulas presenciais, temos conversado com os estudantes do 3º ano sobre a importância da realização do Exame Nacional do Ensino Médio. Uma solução interessante que nós achamos foi pelo Google Meet, com essa feira de profissões. No ano passado, as faculdades montaram estandes com ciclo de palestras sobre o interesse profissional dos alunos, e quisemos continuar isso de forma online”, ressalta o coordenador da unidade, João Pires Filho.

No início do ano, a escola fez um levantamento das profissões pelas quais os jovens mais se interessavam. São elas: Medicina Veterinária, Direito, Engenharia, Pedagogia, Teatro e História. Depois disso, foi feito um cronograma com as faculdades parceiras da região do ABC que pudessem atender às dúvidas dos alunos.

Participam do encontro palestrantes da Universidade São Caetano do Sul, Orienta – um grupo de faculdades controlados por FMU e Anhembi Morumbi –, Faculdade de Diadema, Fundação Santo André, UFABC, Anhanguera e Unip.

Palestras

O primeiro dia de palestras ocorreu em 2 de julho e contou com a participação de um psicólogo para falar sobre o papel das profissões no pós-COVID-19. A atividade abordou o que se pode esperar do ‘novo normal’ na perspectiva do adolescente. A palestra foi ministrada pelo professor universitário da UFABC Daniel Luiz Romero.

Os próximos encontros acontecerão nesta quinta-feira (9), sobre Medicina Veterinária, no dia 16, sobre Direito, em 23 de julho, sobre Engenharia, e no dia 30, sobre Pedagogia.

Os alunos que tiverem interesse devem responder a uma planilha no Google Forms e a participação dos estudantes gera um certificado. De acordo com o coordenador, isso é muito importante para o currículo do estudante, principalmente do 3º ano.

“A nossa grande preocupação é essa continuação do aluno na universidade pública, por isso damos esse incentivo para auxiliá-los na decisão da profissão correta a ser seguida”, ressalta.

De forma presencial, a escola realiza permanentemente bate-papos entre ex-alunos e aqueles que estão no último ano do Ensino Médio para troca de experiências, evento que já virou tradição.