Feira da Agricultura Familiar e do Trabalho Rural agita semana

A Agrifam começa nesta quinta-feira, 2, e se estende até o dia 5

qui, 02/08/2007 - 7h03 | Do Portal do Governo

Pela terceira vez consecutiva, o Itesp estará participando da Feira da Agricultura Familiar e do Trabalho Rural – Agrifam 2007, uma das maiores feiras do agronegócio familiar do país. Desta vez, considerando o espaço precioso para o universo de beneficiados do Itesp, a instituição terá presença muito significativa.

A Agrifam começa nesta quinta-feira, 2, e se estende até o dia 5, na sede do Itetresp (Instituto Técnico Educacional dos Trabalhadores Rurais do Estado de São Paulo), localizado no quilômetro 322 da Rodovia Marechal Rondon, em Agudos, distante 300 quilômetros da capital. É organizada pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de São Paulo (Fetaesp), que completa 45 anos de existência, agregando mais de 160 sindicatos de trabalhadores rurais filiados.

São três frentes de atuação em estandes: institucional, demonstrativo e de comercialização. Além disso, profissionais da entidade estarão nos vários debates programados.

Em destaque, palestra sobre crédito fundiário, tema abordado por Antonio Carlos de Seta, e a participação do agrônomo Edson Luiz Pereira na palestra sobre biodiesel na agricultura familiar. Mais: assentados apresentarão idéias novas, concorrendo com 12 trabalhos ao Prêmio Inventor Rural, uma promoção da feira. Em 2005, o pulverizador movido à tração animal, criado pelo agricultor Antônio Chaves Martins, do assentamento Bela Vista do Chibarro, de Araraquara, foi o primeiro colocado. Além do prêmio de R$ 2 mil, Martins ainda recebeu várias encomendas do invento.

Itesp na Agrifam de 2006.

O estande de piscicultura terá aquários demonstrativos com alevinos de tilápia. Nesse local, os técnicos Ana Eliza Baccarin e Ovanyr Renesto, ela do escritório do Itesp de Eldorado, ele da sede, farão exposição das experiências da criação de peixes nos assentamentos de várias regiões do Estado. Eles falarão da parceria mantida com o escritório regional de Registro da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), que possibilitou a capacitação de comunidades de quilombos do Vale do Ribeira para a produção de tilápias do Nilo. Inclusive, uma das comunidades – São Pedro – vendeu sua produção este ano para a Ceagesp/SP (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo), por ocasião da Semana Santa. 

Produto processado exposto

Já o estande de comercialização contará com diversos produtos de agricultores assentados e de quilombolas, tanto in natura como industrializados, como mel, doces e queijo, bucha, cachaça, além de artesanatos, que serão expostos aos visitantes com a possibilidade de comercialização. Esse estande terá a presença dos produtores assentados e de representantes dos quilombos Cafundó (Sorocaba), Jaó (Itapeva) e de Eldorado (Vale do Ribeira). Estarão representados ainda os escritórios do Itesp de Bebedouro, Iaras, Araraquara, Teodoro Sampaio, Presidente Epitácio, Promissão e Taubaté.No estante institucional, prestação de serviços de cadastro eletrônico de candidatos a beneficiário, sobre regularização fundiária, orientação sobre a previdência para o agricultor, cadastramento para receber boletins de divulgação do Itesp, entre outros.

Da Assessoria de Comunicação do Itesp

C.M.