Fechamento da safra paulista aponta produção recorde de trigo

Os bons preços garantiram boa rentabilidade aos produtores

ter, 28/10/2008 - 18h33 | Do Portal do Governo

O grande destaque paulista entre as culturas cultivadas no inverno ficou por conta do trigo, que registrou aumento de 76,2% na área de cultivo, saltando de 40,8 mil hectares para 71,9 mil hectares. A produção foi recorde, com crescimento de 108,2%, chegando a 195,5 mil toneladas. É o que aponta o levantamento de safra realizado durante o mês de setembro pelas equipes da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati) e do Instituto de Economia Agrícola (IEA), órgãos da Secretaria de Agricultura e Abastecimento.

O triticale também obteve bons rendimentos: expansão de área de quase 60%, totalizando 24,2 mil hectares, e produção com 90% de aumento, ficando em 68,6 mil toneladas.

Tais resultados são conseqüência dos preços remuneradores do início da safra, além da implantação pelo Governo do Estado de São Paulo do programa Trigo Paulista com Qualidade, numa parceria entre a Secretaria de Agricultura e Abastecimento, o Sindustrigo (sindicato dos moinhos paulistas) e os produtores.

Foram selecionadas as melhores variedades e as mais adaptáveis no Estado, produzidas pelo Departamento de Sementes da Secretaria e condizentes com a demanda da indústria processadora, as quais foram adquiridas pelas empresas participantes do programa.

Os agricultores vendem às indústrias pelo preço de mercado do dia pelo menos 50% da sua produção, sendo que o restante podem guardar ou vender mais tarde para o mesmo moinho ou para outro. O pagamento das sementes pelos agricultores é feito no ato da entrega da produção de trigo e triticale ao moinho e feito na proporção de dois quilos de grão para cada quilo de sementes recebidas.

“O objetivo foi o plantio exclusivo de variedades com qualidade industrial, eliminação da semente sem procedência ou aproveitamento de grão para o plantio, bem como a aproximação entre a indústria e o produtor de trigo, visando o aumento do investimento em tecnologia e insumos da cultura”, afirma o secretário de Agricultura e Abastecimento.

Outros destaques

Além do trigo, outras culturas também são destaques, como o feijão de inverno e o milho safrinha. É o que aponta o fechamento da safra realizado durante o mês de setembro pelas equipes da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati) e pelo Instituto de Economia Agrícola (IEA), órgãos da Secretaria de Agricultura e Abastecimento.

O feijão de inverno (incluindo o irrigado) obteve um aumento de 13% na produção com 88 mil toneladas colhidas para uma área de 46 mil hectares, uma variação de 8,5% em relação à safra passada. Os bons preços garantiram boa rentabilidade aos produtores, principalmente aqueles que se utilizaram de irrigação e obtiveram maiores rendimentos por hectare.

O milho safrinha, importante para o equilíbrio no abastecimento da indústria de carne de frango e suína, apresentou crescimento de 27,3% na produção, chegando a 1 milhão de toneladas, aumento no rendimento por hectare da ordem de 23% (3.400 kg/ha para 4.188 kg/ha). A área ficou praticamente estável, em 245 mil hectares.

Informações completas no site www.iea.sp.gov.br.

Da Secretaria de Agricultura e Abastecimento