Comunidades quilombolas recebem vacina contra febre amarela

Imunização foi realizada no Vale do Ribeira; iniciativa teve atuação da Fundação Instituto de Terras do Estado de SP

qui, 28/02/2019 - 8h36 | Do Portal do Governo

O Departamento de Saúde do município de Eldorado e a Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp), Regional Vale do Ribeira, realizaram a campanha de combate à febre amarela nas comunidades quilombolas de André Lopes e Sapatu. A medida foi adotada pelo Governo do Estado para atuar na prevenção contra a doença em assentamentos e comunidades quilombolas.

A ação foi realizada após um termo de cooperação técnica entre a Secretaria de Saúde e a Secretaria da Justiça e Cidadania, por meio da Fundação Itesp. As equipes de saúde fizeram palestras de conscientização para que as comunidades tomem conhecimento sobre as formas de se prevenir contra a doença.

Ao todo, 25 pessoas receberam proteção contra a febre amarela e 33 foram imunizadas por meio de outros tipos de vacina. Vale destacar que novas campanhas serão realizadas no mês de março.

No dia 14, as ações serão em Ivaporunduva, no período da manhã, e em Nhunguara, durante a tarde. Já em 21 de março, as atividades serão em Pedro Cubas (pela manhã) e em Pedro Cubas de Cima (à tarde). Essas comunidades também estão situadas no município de Eldorado.

Boletim

Segundo o boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde, no ano de 2018 foram confirmados 504 casos autóctones em várias regiões do território paulista. Desses, 176 evoluíram para o óbito, caracterizando uma letalidade de 35%.

De primeiro de janeiro de 2019 até o momento, foram notificados 133 casos suspeitos de febre amarela, sendo que 38 casos autóctones foram confirmados. Desses, nove evoluíram para óbito, caracterizando uma letalidade de 23,6%.

Esses casos foram confirmados em municípios do Vale do Ribeira: Eldorado (14), Iporanga (10), Cananéia (4), Cajati (3), Barra do Turvo (1), Jacupiranga (1), Pariquera-Açu (1), Serra Negra (1), Sete Mares (1) e mais dois casos em investigação. Em razão desses números, sobretudo no Vale do Ribeira, todas as pessoas precisam se vacinar contra a febre amarela, caso ainda não estejam imunizadas.

Moradores de qualquer região precisam se prevenir contra a doença, sobretudo aqueles que residem ou visitam áreas rurais, de mata e ribeirinhas, onde há vegetação densa. A vacina está disponível nos postos da rede pública de saúde e leva dez dias para garantir proteção efetiva.