Febem: Terceira unidade do CASA é inaugurada em Itapetininga

O prédio, que tem capacidade para atender 40 adolescentes em medida de internação e mais 16 em internação provisória

sex, 09/06/2006 - 19h10 | Do Portal do Governo

A presidente da Febem, Berenice Giannella, inaugurou nesta quinta-feira, dia 8 de junho, o CASA (Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente) de Itapetininga. Autoridades locais e representantes de entidades civis participaram da cerimônia de entrega da obra.

Na abertura, houve a apresentação da Banda Municipal, Edil Lisboa, de Itapetininga e, em seguida, os convidados subiram para a quadra de esportes da unidade para a apresentação dos corais do Instituto Geração Unidades Produtivas e da EPAM (Entidade de Proteção e Apoio à Mulher), ambos formados por crianças e adolescentes.

Na ocasião, a presidente da Febem agradeceu o esforço de todos os envolvidos na questão do jovem infrator e disse que, apesar das críticas que recebeu ao assumir a Presidência da Fundação, tem certeza de que deu o passo certo. “Queremos que a Febem seja referência nacional no atendimento às medidas socioeducativas”, disse.

Em seguida, a unidade recebeu as bênçãos do Monsenhor Mario Donato Sampaio, pároco da Catedral Nossa Senhora dos Prazeres. Ao final do evento, a placa inaugural da unidade foi descerrada para todos os convidados.

Obra

O prédio, que tem capacidade para atender 40 adolescentes em medida de internação e mais 16 em internação provisória, faz parte do pacote de contrução de 41 novas unidades de internação, anunciado em 2005, pelo Governo do Estado. Com um modelo arquitetônico totalmente diferenciado das unidades de internação já existentes, as unidades do CASA  são gerenciadas em parceria com organizações não governamentais. No caso de Itapetininga, a entidade co-gestora do programa será o Instituto Geração Unidades Produtivas.

A obra é composta, basicamente, por dois andares e mais uma grande ala térrea, destinada aos setores técnico, administrativo, e de segurança, além do refeitório. No primeiro andar, ficam os dormitórios, a biblioteca e as salas de convívio; no segundo, fica a cobertura do prédio, onde há uma quadra poliesportiva e um espaço para banho-de-sol e lazer.

Da Febem