Fatecs realizam 1º Congresso Brasileiro de Línguas Estrangeiras

Evento acontece nos dias 11 e 12 de abril na Fatec de Indaiatuba, interior do Estado

sex, 21/03/2008 - 11h10 | Do Portal do Governo

As Faculdades de Tecnologia (Fatecs) de Indaiatuba e de Jundiaí promovem em 11 e 12 de abril o 1º Congresso Brasileiro de Línguas Estrangeiras na Formação Tecnológica (CBTecLE). O evento é direcionado a estudantes, a professores e a pesquisadores de línguas estrangeiras do ensino tecnológico superior público e privado de todo o Brasil, assim como a representantes do setor empresarial.

O Congresso terá palestras, debates e minicursos. De acordo com a professora Magali Barçante Alvarenga, que integra a Coordenação Geral do evento, “a proposta é proporcionar o diálogo entre a academia e as empresas, para saber quais são as reais necessidades do tecnólogo em sua atuação nas diversas áreas que envolvem as línguas estrangeiras. A partir desse diálogo, podemos refletir sobre o ensino de línguas nas Fatecs”.

O professor Sullivan Silk Pouza, que também é um dos coordenadores gerais, explica que, na Fatec Indaiatuba, são trabalhadas as várias habilidades lingüístico-comunicativas no ensino de inglês e de espanhol. “A pergunta que fazemos é: como podemos adequar a abordagem comunicativa aplicada ao ensino de línguas na formação acadêmico-profissional do tecnólogo? Para sabermos possíveis respostas a essa pergunta – dentre outras sobre a educação em nível superior – o único jeito é abrir espaço para esse diálogo”, observa Pouza.

O evento tem o apoio do Centro Paula Souza, Fundação de Apoio à Tecnologia (FAT), Associação dos Professores de Espanhol do Estado de São Paulo (Apliesp) e Associação de Professores de Espanhol do Estado de São Paulo (Apeesp).

O Congresso será realizado na Fatec de Indaiatuba. As inscrições para as 300 vagas do evento devem ser feitas até o dia 10 de abril, pela pela internet.

Do Centro Paula Souza