Fatec Expo Week 2018 apresenta 117 projetos de alunos

Na quinta edição do evento (7 a 9 de junho), estudantes de Fatecs e Etecs de Osasco e região exibem iniciativas ligadas às novas tecnologia

sex, 08/06/2018 - 16h25 | Do Portal do Governo

A 5ª edição da Fatec Expo Week reúne, ao longo de três dias, projetos executados por estudantes da Faculdade de Tecnologia de Osasco, na Grande São Paulo, voltados às novas tecnologias e tendências do mercado. O evento, semestral e gratuito, teve início nesta quinta-feira (7) e terminará no próximo sábado (9).

Vale destacar que dois primeiros dias são compostos por palestras com profissionais de diversas áreas, enquanto o último é reservado para as apresentações das iniciativas. Ao todo, participarão da mostra 117 projetos, com cerca de 500 alunos expositores. Os trabalhos envolvem alta tecnologia embarcada dos cursos de graduações: Automação Industrial, Manutenção Industrial, Gestão Empresarial, Gestão Financeira e Redes de Computadores.

Outras unidades de Fatecs e Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) da região, convidados e empresas participam das atividades neste semestre. “No evento, cada estudante é estimulado a devolver para a sociedade um produto ou serviço”, destaca o docente Fábio Brussolo, da Fatec de Osasco e da Etec Prof. André Bogasian, no mesmo município. O professor é um dos organizadores da iniciativa.

Competências

Não existe nenhum custo para expositores, parceiros ou público. Na última edição, em novembro de 2017, mais de 2 mil pessoas visitaram o espaço de exposições, que contou com 80 estandes.

“A Fatec Expo Week 2018 traz ao aluno o sentimento de pertencimento e a capacidade de alavancar as competências comportamentais, como responsabilidade e liderança. Destaco a integração entre Etecs e Fatecs. O evento começou em 2016, com duas atividades destinadas apenas às disciplinas de redes de computadores”, revela a docente Andrea Salla, da Fatec de Osasco, uma das organizadoras, ao lado do professor Fábio Brussolo.

Aos 36 anos, o estudante Sérgio Lima Soares, do 6º semestre do curso de Graduação Tecnológica de Manutenção Industrial, da Fatec de Osasco, se prepara para a apresentação de um projeto inédito no Brasil. Ele e mais dois alunos desenvolvem o Portal da Manutenção, um website concentrador de informações relativas à área, com o objetivo de ser referência no conhecimento sobre manutenção industrial. Assim, os usuários poderão encontrar diversas informações relevantes sobre o setor.

Sérgio Lima Soares destaca que o projeto surgiu e foi desenvolvido inteiramente durante o período de estudos na unidade. “O meu colega Gabriel Prado teve a ideia de um site educacional, porém analisamos as tendências de mercado e decidimos criar um portal sobre o tema. Queremos que o site amplie os horizontes dos internautas e concentre experiências”, ressalta o aluno, que apresentará a iniciativa ao público pela primeira vez.

“Iniciamos um trabalho que poderá ser continuado por outros estudantes da Fatec, por exemplo. Eventos como esse são importantes para fazer com que os projetos não fiquem apenas dentro das unidades de ensino”, acrescenta Sérgio Lima Soares.

Carreira

O orientador do projeto, o professor da Fatec de Osasco Gilberto de Paiva, enfatiza a importância da iniciativa para o ramo. “Em território brasileiro, não temos um sistema do tipo. O portal melhorará a comunicação e trará as informações para o contexto exigido no século XXI. Temos que incentivar a cultura de que podemos fazer e empreender, fornecendo os horizontes aos alunos”, avalia o docente.

As palestras dos dois primeiros dias contam com profissionais de destaque no mercado de trabalho, bem como de empresas, com foco direcionado para o desenvolvimento da carreira. Uma das companhias participantes é a Microsoft.

“Temos o desafio de ser uma ponte para o ambiente profissional e mostrar que não se trata apenas de disciplinas acadêmicas. Queremos aflorar os talentos”, diz a professora Andrea Salla. “Fico satisfeito ao ver que os participantes caminham pelas próprias pernas. Estimulamos cada um para mostrar que eles podem empreender”, celebra o professor Fábio Brussolo.

Participam do Fatec Expo Week 2018 os estudantes a partir do 3º semestre, além dos jovens que cursam a partir do 2º semestre das Etecs. A Fatec de Osasco é uma faculdade pública gratuita, com nota 5 no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) em dois cursos. O campus de Osasco está localizado na Vila dos Remédios, composto por uma Etec e a Fatec, com cerca de 1,5 mil alunos.