Fatec São Roque promove seminário sobre patrimônio cultural

Encontro busca reunir pesquisadores e profissionais da área para discussão de assuntos ligados à memória e identidade

ter, 15/05/2018 - 9h23 | Do Portal do Governo

A Gestão do Patrimônio Cultural em Contextos Ibero-Americanos é tema de debates, nesta semana, entre representantes da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) São Roque e a Universidade de Coimbra. O evento, realizado até a próxima quarta-feira (16), é organizado com o apoio da Pontifícia Universidade de São Paulo (PUC) e da Fundação Pró-Memória de Indaiatuba.

A iniciativa é mais uma ação para consolidação da parceria do Centro Paula Souza (CPS) com a instituição pública portuguesa. O encontro tem o objetivo de reunir pesquisadores, educadores e profissionais da área cultural para discussão de assuntos ligados ao patrimônio, memória, identidade e cidadania.

Intercâmbio

A participação dos pesquisadores de Coimbra é realizada por videoconferência. “O evento traz ao público ganhos técnicos e acadêmicos, com o intercâmbio de conhecimentos, e também aos alunos, com o estreitamento das relações com a instituição internacional”, explica o diretor da Fatec, Douglas Morais.

Ao todo, cerca de 50 projetos de pesquisa de profissionais dos setores público e privado serão apresentados durante o seminário. Existe, inclusive, um trabalho internacional, proveniente de Cuba.

Os organizadores dividiram os painéis pelos seguintes tópicos: Memória e cidadania cultural; Políticas públicas, estratégias privadas e iniciativas cidadãs de preservação do patrimônio cultural; e Políticas públicas, estratégias privadas e iniciativas cidadãs de gestão do patrimônio cultural.