Fatec cria aplicativo para incentivar doação de sangue em Marília

O software DoAção permite agendar coleta, receber lembretes e campanhas direcionadas por tipo sanguíneo

qua, 06/07/2016 - 15h05 | Do Portal do Governo

Para aumentar o número de doações de sangue, a Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) de Garça desenvolveu um aplicativo em parceria com o Hemocentro da Faculdade de Medicina de Marília (Famema) para facilitar a comunicação entre os doadores e o banco de sangue.

O aplicativo DoAção permite aos doadores fazer agendamento de coleta de sangue, tirar dúvidas, receber lembretes e campanhas direcionadas pelo hemocentro para reposição de estoque.

O projeto foi elaborado pela aluna do curso superior de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Bianca Menegildo Cardoso, sob orientação do professor Nelson Miranda, que também é coordenador do Núcleo Técnico de Informações da Famema.

Como funciona
O doador pode baixar e instalar o aplicativo diretamente no seu dispositivo Android ou acessá-lo pelo site. Após fazer cadastro com login e senha e informar seus dados, é possível agendar dia e horário para a coleta. O hemocentro é avisado imediatamente sobre o agendamento.

O aplicativo também fornece o manual do doador com informações sobre quem pode e quem não pode doar sangue, intervalos entre coletas, lei que regulamenta a dispensa do ponto para trabalhadores que comprovem doação, entre outros assuntos.

De acordo com a autora do projeto, o sistema pode ser disponibilizado e adaptado livremente para outros hemocentros e centros de serviços voltados à comunidade.

Do Portal do Governo do Estado