Fatec Barueri oferece curso superior de Design de Mídias Digitais

A graduação contém disciplinas que abrangem áreas como marketing, plano de negócios, design e programação

sex, 31/08/2018 - 11h30 | Do Portal do Governo

“Qual competência profissional as empresas estão buscando?”. De acordo com a diretora da Fatec Barueri, Renata Giovanoni DI Mauro, foi através desta análise que surgiu a necessidade da criação do curso superior de Design de Mídias Digitais, que teve início no segundo semestre de 2018.

“Procuramos reunir as habilidades desejadas pelas empresas dentro das mídias digitais. Este curso trata-se de uma proposta inovadomra visando o que grandes empresas estão procurando”, diz.

O coordenador Jadir Mendonça Júnior também destaca a importância do curso. Ele explica que, quando determinada empresa monta uma estrutura de mídia digital, para vendas, publicidade ou relacionamento com o cliente, necessita de uma equipe grande formada por profissionais de diversas áreas.

“São pessoas com formações distintas, que trabalham em universos e linguagens diferentes como jornalismo, publicidade, administração, design e tecnologia da informação. A comunicação nem sempre é eficiente o bastante para atingir os objetivos do projeto. Portanto, nossa proposta é formar o tecnólogo que tenha a visão do todo, que entenda as várias etapas do desenvolvimento e possa analisar conteúdo e resultados”.

Elaboração

A elaboração se deu em parceria com a Tata Consultancy Services (TCS), multinacional do setor de tecnologia da informação, que atua em mais de 40 países.

“O curso foi desenhado para formar um profissional cujo perfil é praticamente inédito no mercado, por isso a colaboração de especialistas da empresa foi muito importante”, comenta o coordenador de projetos da Unidade de Ensino Superior e de Graduação (Cesu) do Centro Paula Souza, César Fernandes.

A graduação contém disciplinas que abrangem áreas como marketing, plano de negócios, design, programação, desenvolvimento de sistemas, produção de conteúdo e design.

 

Mercado promissor

As novas plataformas de conteúdo, principalmente computadores e celulares, se tornaram parte do cotidiano da população, possibilitando acesso ininterrupto à informação 24 horas por dia.

Tal fenômeno faz com que o marketing digital cresça e se diversifique a cada ano, ganhando espaço em detrimento da publicidade tradicional, de acordo com especialistas na área. Por isso, o mercado para o tecnólogo em Design de Mídias Digitais não se restringe ao atendimento das demandas locais ou regionais.

Além das empresas de tecnologia da informação localizadas na Região Metropolitana de São Paulo, o profissional poderá atuar em agências de publicidade, nos setores de indústria, comércio e serviços, empresas de marketing, portais de informação, produtoras de conteúdo, provedores de acesso, organizações não-governamentais e instituições públicas, entre outros.

“Os estudantes de hoje serão os profissionais da era business 4.0 e precisam estar prontos para vivenciar o digital em todas as áreas de atuação. Conceitos como automação, analytics, big data, internet das coisas e inteligência artificial já são uma realidade. E, por isso, a TCS se preocupa em investir no talento local para capacitar a mão de obra especializada do futuro”, explica Tushar Parikh, presidente da TCS Brasil.