Fapesp oferece bolsa de pós-doutorado em Química

Inscrições vão até o dia 1º de fevereiro de 2012

sex, 30/12/2011 - 20h00 | Do Portal do Governo

O Projeto Temático “Desenvolvimento de Compostos com Interesse Farmacológico ou Medicinal e de Sistemas para seu Transporte, Detecção e Reconhecimento no Meio Biológico”, apoiado pela FAPESP, oferece uma oportunidade de pós-doutoramento com Bolsa da Fundação.
O projeto é coordenado por Ana Maria da Costa Ferreira no Laboratório de Bioinorgânica, Catálise e Farmacologia do Instituto de Química da Universidade de São Paulo.

A bolsa se destina a estudos de detecção e caracterização de interações entre complexos metálicos, especialmente de metais essenciais, e biomoléculas como DNA ou proteínas específicas, visando verificar ligações em sítios preferenciais, possíveis danos oxidativos decorrentes e prováveis mecanismos de atuação dos complexos como inibidor de proteína ou agente antitumoral.
Um breve relato dos interesses do grupo na pesquisa e algumas publicações recentes estão disponíveis em: www2.iq.usp.br/docente/?id=amdcferr.

Os candidatos devem ter experiência comprovada em química ou bioquímica, especialmente na síntese e caracterização espectroscópica de complexos metálicos e/ou em análise por espectrometria de massa (ESI-MS/MS) de adutos complexos metálico-biomoléculas e de produtos decorrentes. Experiência na síntese desses adutos ou compostos de adição também é desejável.

Os candidatos deverão enviar curriculum vitae, duas cartas de referência e uma carta contendo breve relato de sua experiência e seus objetivos de carreira para Ana Maria da Costa Ferreira (amdcferr@iq.usp.br) até o dia 1º de fevereiro de 2012.

Mais informações sobre a vaga estão disponíveis em www.fapesp.br/oportunidades/285. A vaga está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP (no valor de R$ 5.333,40 mensais), Reserva Técnica e Auxílio Instalação. A Reserva Técnica de Bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

O bolsista de PD, caso resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio Instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Da Fapesp