Fapesp finaliza etapa de programa que capacita empreendedores no Estado

Ao todo, vinte e uma companhias terminaram mais uma edição do Treinamento em Empreendedorismo de Alta Tecnologia

seg, 24/09/2018 - 11h57 | Do Portal do Governo

Na última terça-feira (18), vinte e uma empresas apoiadas pelo Programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (Pipe), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), encerraram a 8ª edição do Treinamento em Empreendedorismo de Alta Tecnologia.

Vale destacar que todas as companhias contam com projetos aprovados na fase 1 da iniciativa, que consiste na validação de uma ideia inovadora. durante sete semanas, os empreendedores avaliaram a consistência das propostas ante as necessidades do mercado para rever planos de negócios, em caso de necessidade.

Monitoramento

Um dos projetos é o da CT&I Decisões e Ações Inteligentes, de São José dos Campos, que tem apoio da Fapesp para desenvolver um sistema de alertas e monitoramento de eventos que envolvam o clima espacial, como fenômenos decorrentes de explosões solares.

A proposta tem objetivo de ampliar a proteção de infraestruturas críticas, como operações de satélites, comunicações nas faixas de frequência reservada às navegações marítima e aérea, linhas de transmissão de energia e sistemas de posicionamento global baseados em satélites, entre outros.

Ao longo do treinamento, foram realizadas 80 entrevistas com empresas potencialmente interessadas na tecnologia e identificadas as principais características desse mercado, tais como alerta antecipado de eventos extremos de clima espacial, informações sobre a duração da interferência e recomendações de procedimentos.

“Existe demanda por um sistema de suporte às decisões relacionadas ao clima espacial”, revela Amaury Caruzzo, pesquisador principal da CT&I Decisões e Ações Inteligentes. De acordo com o cientista, entre os interessados, a empresa identificou a disposição da Telebras de testar o protótipo da tecnologia no Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), que proverá áreas não atendidas pela internet.

Testes

Outra iniciativa é da Geneseq Serviços de Consultoria e Assessoria Genômica, que obteve apoio do Pipe para verificar a viabilidade no desenvolvimento de testes diagnósticos metagenômicos de patógenos virais, principalmente do zika e da dengue, por meio de sequenciamento por nanoporos.

No fim da capacitação, a companhia decidiu repensar a estratégia de negócio. “Constatamos que os potenciais clientes, entre eles, hospitais de alta complexidade, têm pouco interesse em teste diagnóstico de vírus de zika e dengue”, avalia Cláudio Antônio Goulart Valadares, proprietário da empresa.

O Treinamento em Empreendedorismo de Alta Tecnologia tem como base o programa “I-Corps”, concebido por Steve Blank, referência mundial e adotado pela National Science Foundation (NSF) e National Institute of Health (NIH), entre outras agências federais norte-americanas.

Cada empresa participante forma uma equipe com dois representantes, apoiada por um mentor e um comentor indicados pela Fapesp, empresários com experiência em negócios e conhecimento do mercado que acompanham e orientam as equipes participantes do programa, sem custos para a fundação.