Fapesp: Ação de 50 compostos sintéticos será testada contra o novo coronavírus

Colaboração em estudos científicos envolve pesquisadores de dois institutos vinculados à Universidade Estadual Paulista

sex, 17/07/2020 - 20h21 | Do Portal do Governo

Membros do Instituto de Química de Araraquara (IQA) em colaboração com pesquisadores do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (Ibilce), ambos vinculados à Universidade Estadual Paulista (Unesp), estão testando uma biblioteca com dezenas de peptídeos bioativos para avaliar sua possível ação contra o novo coronavírus (SARS-CoV-2).

Veja também
Guia de prevenção sobre o novo coronavírus
Perguntas e respostas: tire suas dúvidas sobre a doença
As medidas adotadas pelo Governo de SP para o combate ao coronavírus

O estudo é apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e coordenado por Eduardo Maffud Cilli, diretor do IQA.

“O objetivo é identificar e investigar o potencial de peptídeos e bioconjugados [união de duas moléculas bioativas] inibidores de infecção por SARS-CoV-2. Avaliaremos a toxicidade e a atividade antiviral dessas moléculas em diferentes ensaios que nos darão informações sobre seu potencial de inibição em diferentes etapas do ciclo replicativo do vírus, como a entrada nas células e a multiplicação no citoplasma”, diz à Agência Fapesp o pesquisador Paulo Ricardo da Silva Sanches, que participa da equipe engajada no estudo.

“Os ensaios com linhagens celulares de pulmão humanas e de rim de macaco já foram iniciados e o próximo passo é avaliar a ação dos compostos, que apresentarem baixa toxicidade, em células infectadas por SARS-CoV-2”, acrescenta o pesquisador.

Propriedades

Sanches afirma que um dos compostos com grande potencial é o ácido gálico-hecate (AG-hecate), que apresenta baixa toxicidade em células sadias e já se mostrou um poderoso agente antiviral contra o vírus zika (ZIKV) e o vírus da hepatite C (HCV), além de atacar também bactérias, fungos e células cancerosas. As propriedades desse composto, sintetizado no IQA, já foram objeto de artigo publicado em Scientific Reports.

“O AG-hecate é um bioconjugado que foi sintetizado a partir do composto natural ácido gálico e do peptídeo hecate. Um dos alvos propostos para esse composto é o envelope viral [a camada de lipídeos que envolve o material genético de alguns vírus]. Assim como o zika e o HCV, o SARS-CoV-2 apresenta esse envelope lipídico que poderá, também, ser alvo para o AG-hecate”, explica Sanches.

“A avaliação de anti-inflamatórios comerciais em conjunto com os compostos antivirais delineará um possível tratamento combinado, visando à diminuição da carga viral concomitante ao controle da inflamação, comum em casos graves da doença”, complementa Cilli à Agência Fapesp.

Além de Cilli e Sanches, compõem a equipe desse projeto a professora Paula Rahal e as pesquisadoras Cintia Bittar e Marília Calmon, do Ibilce.