Faltam ideias para uma alimentação gostosa e saudável no outono?

Site do programa Meu Prato Saudável reúne diversas receitas deliciosas; adaptação de sopas, carnes, chás e fondues são boas pedidas

sex, 31/03/2017 - 17h58 | Do Portal do Governo

Com a chegada do outono e de dias mais frios, o organismo gasta mais energia para manter a temperatura do corpo aquecida. O principal efeito disso é o consumo imediato de mais alimentos e com alto teor calórico. Porém, é possível comer bem e de forma saudável inspirando-se em receitas gostosas e diferentes. E se faltam ideias para elaboração de um cardápio nutritivo, o programa Meu Prato Saudável reúne em seu site diversas dicas deliciosas.

Uma recomendação é adaptar sopas, carnes, chás e fondues. Para não comprometer a saúde, o ideal é evitar as chamadas dietas da moda, pois “podem causar sérios prejuízos à saúde”, alerta a nutricionista Denise Evazian, do Instituto Central do Hospital das Clínicas.

Confira algumas dicas de alimentação para o inverno:

– Prefira sopas preparadas com legumes batidos, sem adição de creme de leite ou massas. É interessante acrescentar algumas fibras, como o farelo ou fibra de trigo ou o farelo de aveia. As fibras ajudam a regular a função intestinal, manter o colesterol em níveis normais e provocam uma maior sensação de saciedade.

– Substitua o chocolate quente por um chá com adoçante, que esquenta o organismo da mesma forma, ou prepare com leite desnatado e achocolatado light.

– Troque os queijos amarelos por queijos brancos ou reduzidos em gordura.

– Substitua carnes gordurosas por coxão duro e patinho, que podem ser preparados na pressão e consumidas ensopadas.

O programa “Meu Prato Saudável” é desenvolvido pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP em parceria com a LatinMed Editora em Saúde.

Qual é o prato de hoje? Clique aqui