Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP faz 75 anos

Ações pioneiras e contribuição para a pecuária marcam as atividades da instituição

dom, 03/01/2010 - 17h00 | Do Portal do Governo

A Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia completou em 18 de dezembro 75 anos de USP e, no dia seguinte, 90 anos de Veterinária (antes de a USP ser criada). Nesse período, a escola formou 3.560 médicos veterinários e cerca de 2,5 mil estudantes de pós-graduação, oriundos de todos os Estados brasileiros e de 15 países.

A contribuição científica e técnica dos professores da faculdade para a pecuária brasileira é significativa, com realizações pioneiras, como experimentos práticos para tornar rotineira a suplementação mineral de ruminantes e os os primeiros confinamentos de bovinos em escala comercial. Outros exemplos são diagnósticos de carência de selênio e enxofre em bovinos, estudos em sincronização do cio, inseminação artificial e transferência de embriões.

Na área de saúde pública a escola realizou importantes pesquisas, entre elas a recente descoberta de que a capivara tem papel central na disseminação de febre maculosa para o ser humano.

Hoje, a unidade tem o maior Hospital de Pequenos Animais da América Latina, com atendimento anual de mais de 35 mil casos em cães e gatos e 1,4 mil em aves silvestres.

Atualmente, a faculdade conta com 100 professores em seis departamentos lotados nos câmpus de São Paulo e de Pirassununga. São 428 estudantes de graduação, 530 de pós-graduação, 32 residentes e 16 pós-doutorandos.

História de sucesso

A USP foi criada em 1934 por decreto do então governador Armando de Salles Oliveira. Era formada, então, por oito faculdades: Direito, Medicina, Politécnica, Odontologia, Farmácia, Filosofia, Ciências e Letras, Escola Superior de Agricultura e a de Veterinária e Zootecnia.

Na época existia outra Faculdade de Veterinária, coordenada pela Secretaria da Agricultura do Estado de São Paulo e criada em 1919. Por decisão do governador ocorreu a incorporação do antigo curso à faculdade recém-criada no âmbito da USP. A fusão fez com que a faculdade ofereça hoje o segundo mais antigo curso de veterinária em atividade ininterrupta no Brasil, só precedido pela Escola Superior de Agricultura e Veterinária, atualmente pertencente à Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Da Agência Fapesp