Faculdade de Botucatu firma convênio com rede de hospitais alemães

Com validade de cinco anos, cooperação inclui pesquisa e intercâmbio

ter, 05/01/2010 - 17h00 | Do Portal do Governo

A Faculdade de Medicina (FMB), câmpus de Botucatu, firmou no ano passado um acordo de cooperação com a União Católica de Hospitais de Dusseldorf, cidade situada no oeste da Alemanha. Com validade de cinco anos, o convênio estabelece parcerias em pesquisas, atividades técnicas e acadêmicas e intercâmbio de professores, técnicos e alunos.

Segundo o professor do Departamento de Cirurgia e Ortopedia e coordenador do intercâmbio pela FMB, Winston Bonetti Yoshida, o acordo ajudará a capacitar profissionais da faculdade e de seu Hospital das Clínicas em alguns serviços de especialidades. “Será uma oportunidade de aprimoramento, com serviços em saúde mais produtivos e técnicas avançadas de procedimentos, principalmente na área de videocirurgia vascular”, afirma o professor.

O convênio já tem mostrado os seus primeiros resultados: dois residentes brasileiros estão na Alemanha para estágio de um mês em algumas unidades do complexo educacional do grupo parceiro da FMB. Também há colaboração de pesquisadores das duas instituições em artigos científicos que estão sob avaliação para publicação em revistas científicas.

A União Católica de Hospitais de Dusseldorf agrega cinco hospitais, uma clínica de reabilitação e um lar de idosos com um total de 1.600 leitos. Atende 110 mil pacientes por ano em suas unidades especializadas, com um dos serviços de saúde mais eficientes da Alemanha.

A Faculdade de Medicina de Botucatu é uma das maiores instituições de ensino em nível superior do interior de São Paulo e oferece dois cursos de graduação: Medicina e Enfermagem. Com relação superior a 129 candidatos por vaga no vestibular 2010 da Unesp, a FMB dispõe também de nove programas de pós-graduação em ciências da saúde.

Da Unesp