Fábricas de Cultura e Museu do Futebol participam do Encontro Estéticas das Periferias 2013

O evento é dedicado a difusão de produções culturais de periferia

seg, 26/08/2013 - 21h43 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Cultura, por meio das Fábricas de Cultura e do Museu do Futebol, vai participar do Encontro Estéticas das Periferias 2013, na capital, na próxima semana. O evento vai discutir e difundir a cultura produzida nas periferias, com foco na qualidade e originalidade da produção artística destas regiões.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

O apoio ao evento faz parte das ações da secretaria para a descentralização ao acesso à cultura de qualidade e de valorização de produções locais. O encontro será nas Fábricas de Cultura e no Museu do Futebol, entre os dias 27 de agosto e 1º de setembro.

As Fábricas de Cultura do Capão Redondo, Jaçanã, Jardim São Luís e Vila Nova Cachoeirinha, por exemplo, sediam o ZAP – Zona Autônoma da Palavra, primeiro evento de Poetry Slam (competição de poesia falada) do Brasil. Já nas Fábricas da Zona Leste, o foco será a programação musical, com o grupo de rap Odisseia das Flores, composto por três mulheres, e as Fábricas de Vila Curuçá e Itaim Paulista terão a apresentação do rapper e poeta Rincon Sapiência.

No Museu do Futebol a abertura será com uma exposição de fotografia e camisas de times de várzea no dia 31. Quem se interessar, pode participar da exposição levando a camisa de seu time da periferia, que ficará na mostra até o fim do evento.

Também vão ser exibidos filmes em curta metragem que tenham o futebol como tema. A programação do Encontro Estéticas da Periferia no Museu do Futebol se encerra à tarde, com a mesa de debate Futebol e periferia, entre a alienação e a identidade cultural, com participação de Marcos Pezão, um dos fundadores da Cooperifa, e convidados.

Como encerramento do evento, haverá um show no Parque Belém no dia 1º de Setembro, das 11h às 17h, com os grupos Renegados e Pingo de fortaleza, Ilú Obá de Min, Dos Tambores ao Toca, Ministério do Samba, Chapinha do Samba da Vela, Dolores Boca Aberta, Osvaldinho da Cuica e Kiko Dinucci.

Para mais informações e programação acesse o site oficial

Do Portal do Governo do Estado