Fábricas de Cultura aproxima arte de jovens carentes

Nove pólos estarão em regiões com baixos indicadores sociais na capital

ter, 09/02/2010 - 12h13 | Do Portal do Governo

O programa Fábricas de Cultura (Programa Cultura e Cidadania para a Inclusão Social – PCCIS) realiza ações artístico-culturais (circo, teatro, dança, música e cultura) destinadas a crianças e jovens, entre 8 e 19 anos, moradores de regiões de vulnerabilidade social na capital.

O Governo de São Paulo promove a construção de nove edifícios, que se tornarão polos de formação e difusão do programa, em regiões com baixos indicadores sociais na capital – Cidade Tiradentes, Itaim Paulista, Sapopemba e Vila Curuçá (zona leste); Brasilândia, Cachoeirinha e Jaçanã (zona norte); Capão Redondo e Jardim São Luís (zona sul). Até o final de 2010, serão inaugurados os nove centros culturais, que já estão em construção, além da sede do Projeto no Parque BelémTatuapé.

Os Centros Fábricas de Cultura são equipamentos culturais com 4,8 mil m2, que terão diversos espaços de múltiplo uso e salas específicas para as atividades práticas de teatro, dança, música e circo, sala de audiovisual, ateliê de artes plásticas, oficina de cenografia e figurinos, biblioteca e um amplo teatro totalmente equipado.

Coordenado por Márcio Aurélio (Diretor Artístico), Ari Colares (Música), Susana Yamauchi (Dança), Mário Bolognese (Circo), o programa atende, atualmente cerca de 2 mil jovens e crianças.

Em 2009, jovens com idades entre 14 e 19 anos subiram ao palco pela primeira vez para o “Villa-Luz”, o primeiro de uma série de dez montagens. Os espetáculos integraram o projeto Villa na Vila – em que todas as peças são inspiradas na biografia e obra de Heitor Villa-Lobos, mas sempre levando em consideração questões ligadas à comunidade em que os jovens estão inseridos.

O projeto tem como proposta oferecer aos jovens uma experiência aprofundada nas artes do espetáculo. Ao longo de um ano, são realizados ensaios, vivências que utilizam simultaneamente as linguagens do teatro, da dança, da música e do circo, e atividades de sociabilidade e ampliação do repertório cultural. Esse processo culmina com a criação de um espetáculo com a participação de cerca de 120 jovens, com idade entre 14 e 19 anos, em cada distrito.

Da Secretaria da Cultura e do Portal do Governo do Estado de São Paulo