Exposição revela a imprensa imigrante em São Paulo

Mostra tem mais de 50 exemplares de jornais e revistas do século XIX, XX e XXI

sex, 05/02/2010 - 18h00 | Do Portal do Governo

Se você tem curiosidade em conhecer os jornais e revistas das comunidades imigrantes em São Paulo, aproveite o fim de semana e vá até o Memorial do Imigrante e confira a exposição “A Imprensa Imigrante em São Paulo”. Ali, o público poderá conhecer como eram produzidos os periódicos do século XIX e a trajetória de diversos jornais e revistas que tiveram e ainda possuem importantes influências políticas, sociais e culturais na sociedade paulista. A curadoria é do historiador e jornalista, Marcelo Cintra.

A mostra conta com mais de 50 exemplares de jornais e revistas do século XIX, XX e XXI produzidos por pessoas das comunidades imigrantes em São Paulo, além de equipamentos originais utilizados para a confecção dos impressos. No acervo estão máquinas de escrever, prensas, máquinas de impressão, pautadeira, linotipo e clichês utilizados na redação do Jornal Fanfulla, fundado pelo jornalista Vitaliano Rotellini em 1893.

Entre os impressos originais, reproduções e fotografias estão o italiano – Fanfulla (1893), o português- Portugal Democrático (1956), o alemão- Deutsche Zeitung (1897), o espanhol – El Diário Español (1912), a revista tcheca – Slovan (1915), o primeiro jornal japonês – Shukan Nambei (1916), o árabe – Al Afkar (1903) o lituânio- Musu Lietuva (1948) e diversos italianos, espanhóis, búlgaros, tchecos, húngaros, lituanos, alemães, portugueses, árabes e da comunidade judaica, entre outros.

A exposição também exibe ilustrações e caricaturas retratadas pelo desenhista, caricaturista e jornalista português, Rafael Bordalo Pinheiro no jornal O Mosquito (1875), um dos primeiros pasquins do País. Segundo a coordenadora de Projetos do Memorial do Imigrante, Soraya Moura, a mostra é interativa. “Criamos um catálogo da exposição em formato de jornal que traça um panorama sobre a história e curiosidades dos periódicos expostos. Além disso, os visitantes poderão levar para casa exemplares que ainda circulam em São Paulo, como a Revista Chams, da comunidade árabe, fundada na década de 50 e o jornal Mundo Luzíada criado em 1997 como um informativo para a colônia portuguesa. Todo o material de pesquisa utilizado para a produção da mostra será transformado em um livro com publicação prevista para 2010”, diz.

De acordo com o curador Marcelo Cintra, a mostra é um resgate da história da imprensa em São Paulo. “Os impressos escritos em língua estrangeira e voltados para o público específico das comunidades imigrantes exerciam, ao lado das fundações, associações, clubes e igrejas, o papel de preservadores dos valores culturais e de inserção do imigrante no novo contexto social. Hoje, na capital paulista ainda circulam mais de 30 títulos da imprensa imigrante que imprimem mais de 500 mil exemplares”, afirma Cintra.

Curiosidades

– o Farol Paulistano (1827) foi o primeiro periódico publicado na cidade de São Paulo

– de 1870 até 1940 existiram 500 publicações italianas no Brasil, sendo quase 300 em São Paulo

– as primeiras publicações operárias em São Paulo foram escritas em italiano: Il Messagero, de Bertolotti, em 1891, e Gli Schiavi Bianchi em 1892, dirigido por Galileo Botti, seguidas por La Giustizia, em 1893

– ofertas de emprego, moradia, serviços médicos, farmácias, remédios, hotelaria e comércio em geral ocupavam boa parte dos espaços reservados aos anúncios das publicações

Serviço
Exposição A Imprensa Imigrante em São Paulo
Local: Memorial do Imigrante
Rua Visconde de Parnaíba, 1.316, Mooca, perto do Metrô Bresser
Telefone: (11) 2692-1866
Ingressos: R$ 4,00 e meia entrada para estudantes (entrada gratuita no último sábado do mês)
Aberto: De terça a domingo (inclusive aos feriados)
Horário: 10 às 17 horas
Site: www.memorialdoimigrante.org.br

Da Secretaria da Cultura