Exposição ‘Planeta Inseto’ chega à marca de 200 mil visitas

Com atividades lúdicas e monitores, mostra na capital paulista busca desmistificar preconceitos contra os animais

sáb, 20/10/2018 - 11h03 | Do Portal do Governo

Considerada um zoológico interativo, a exposição “Planeta Inseto”, do Museu do Instituto Biológico (IB), se destaca por oferecer um ambiente de aprendizado inovador para crianças e adultos. Desde 2010, foram mais de 200 mil visitas ao espaço ligado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado, na Vila Mariana, na capital paulista.

De modo lúdico, a mostra retrata vários aspectos dessa classe de animais invertebrados, com o objetivo de sensibilizar o público para a importância dos animais na sustentabilidade ambiental e produção de alimentos. Os frequentadores podem acompanhar, por exemplo, a corrida de baratas (no baratródomo), além de conhecer melhor os insetos vivos, como abelhas sem ferrão, baratas gigantes e o bicho-pau.

Grupos

O Museu do IB conta com um programa de visitas monitoradas para estudantes da pré-escola aos ensinos Fundamental e Médio. Para escolas públicas, a entrada é gratuita. A instituição também está aberta aos grupos de unidades de ensino particulares. Entre outras atrações, também estão as lagartas bicho-da-seda, que confeccionam o tecido.

“Trata-se de uma ação inovadora na área, pois funciona como um zoológico de insetos e com interatividade”, ressalta o diretor-geral do Instituto Biológico, Antonio Batista Filho. Em parte da exposição, os visitantes podem tocar nos animais e desmistificar preconceitos sobre os insetos.

“Mostramos que os animais são importantes para a natureza, não apenas para o ser humano. Eles integram a cadeia alimentar e participam de tarefas como, por exemplo, a polinização”, ressalta Mário Kokubo, educador do “Planeta Inseto” e que acompanha as atividades no museu desde o início, há oito anos. “Gosto bastante do trabalho no museu. É bem recompensador quando fazemos uma criança ou adulto perder o medo”, acrescenta o educador.

O sentimento é semelhante ao de Luciana Bessa, monitora do museu do IB há cerca de um ano e meio. “É um sentimento incrível de gratificação! Transmitir conhecimento e ver que os visitantes saíram satisfeitos é muito bom”, revela. “As duas atrações que deixam o público mais animado são o bicho-pau e, principalmente, a barata de Madagascar. São insetos que ausentes do cotidiano de muitas pessoas e um deles é exótico. Por isso, eles acabam chamando mais atenção”, completa.

Iguarias

Além disso, a exposição apresenta curiosidades sobre diversos povos, principalmente os que produzem iguarias culinárias com insetos. Vale destacar, ainda, que a mostra aborda as pragas urbanas em lavouras, que podem levar a prejuízos e doenças para os seres humanos.

“A iniciativa é importante porque recebemos crianças e jovens a partir de cinco anos, que são os adultos de amanhã. Isso nos dá margem para conduzir a versão itinerante do Planeta Inseto, o que já ocorre”, analisa Harumi Hojo, pesquisadora do Instituto Biológico.

O museu está aberto de terça-feira a domingo, das 9h às 17h, na zona sul da capital paulista.