Exposição Modernista no Palácio dos Bandeirantes vai até 2009

A curadoria de da exposição é de Kátia Canton, professora do Museu de Arte Contemporânea

qui, 02/10/2008 - 17h20 | Do Portal do Governo

A nova exposição inaugurada na sede do governo do Estado de São Paulo com 58 obras, entre pinturas, esculturas, desenhos e gravuras, além de reproduções de textos e imagens da revista “O Pirralho”, apresenta como destaque as alegorias à pintura, à escultura, à arquitetura e à engenharia, esculturas em bronze do artista Galileu Emendabili, que pertenciam à coleção do extinto Bnco Santos e que agora estão sob a guarda provisória do Acervo Artístico-Cultural dos Palácios. A exposição foi montada no mezanino do Palácio dos Bandeirantes.

“Pessoas Modernas” é uma reflexão sobre as transformações dos costumes, das figuras e da moda ocorridas no Brasil nos anos de 1910 a 1930. Apresenta obras de Tarsila do Amaral, Flávio de Carvalho, Vicente do Rego Monteiro, Anita Malfatti, Oscar Pereira da Silva, Brecheret, Di Cavalcanti, Lasar Segall, Cícero Dias, Cândido Portinari e outros, pertencentes ao Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Governo do Estado, à Pinacoteca do Estado, ao Museu de Arte Contemporânea da USP, ao Instituto de Estudos Brasileiros – IEB e ao Museu Lasar Segall.

A mostra está dividida em quatro módulos: “Antes do Modernismo”, com telas, gravuras e esculturas que revelam a influência das Academias de Belas Artes; “O Pioneirismo d´O Pirralho”, jornal satírico criado por Oswald de Andrade; “Personagens Modernas”, que apresenta retratos e auto-retratos de personalidades; e “A Modernização das Formas Humanas”, onde obras da coleção do Acervo dos Palácios são apresentadas sob diversas perspectivas, possibilitando diferentes leituras.

A curadoria de “Pessoas Modernas” é de Kátia Canton, professora do Museu de Arte Contemporânea – MAC-USP

Serviço

Palácio dos Bandeirantes
Avenida Morumbi, 4.500 – Portão/ 2.
Informações: 2193-8282
Agendamento eletrônico: www.acervo.sp.gov.br
Até 28 de fevereiro de 2009.
Visitas: de terça a sexta-feira, de hora em hora, das 10 às 17 horas
Sábados, domingos e feriados, de hora em hora, das 11 às 16h
Todas as visitas são acompanhadas por educadores
Entrada franca

Do Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Governo