Exposição Hidrovia Tietê-Paraná comemora Semana do Rio Tietê

Programação do Departamento Hidroviário vai até 27 de setembro

sex, 20/09/2013 - 19h32 | Do Portal do Governo

O Departamento Hidroviário de São Paulo deu início às comemorações da Semana do Rio Tietê, com a exposição “Hidrovia Tietê-Paraná”, na Assembleia Legislativa de São Paulo. A mostra com teor educativo visa divulgar o funcionamento da hidrovia, bem como seu potencial comercial e turístico, e a importância para o meio ambiente.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

A exposição vai até dia 27 de setembro, das 8h às 18h e é composta por 30 painéis fotográficos que retratam a nascente e a foz do rio Tietê, os terminais hidroviários de embarque e desembarque de cargas, o aproveitamento múltiplo do rio para lazer, turismo, piscicultura, geração de energia elétrica e negócios.

A mostra também traz modelos reduzidos de embarcações e cargas transportadas, maquete de terminais hidroviários intermodais, usinas e eclusas, amostras de águas colhidas em vários pontos do rio.

Outras atividades

Ainda como parte da Semana do Rio Tietê, de 23 a 28 de setembro, o Departamento Hidroviário vai promover atividades com estudantes da rede pública de municípios das bacias Tietê-Jacaré e Tietê-Batalha. São 113 municípios, entre eles Araçatuba, Bauru, Jaú e José Bonifácio.

Os alunos participaram do concurso de frases e redações sobre a preservação e importância do rio Tietê, comemorado em 22 de setembro.

No dia 23, 350 alunos vão fazer um passeio de barco para Barra Bonita. Esses alunos serão os que melhor redigirem frases sobre o Tietê.

Na sexta-feira, 28, outros 86 alunos que participaram do concurso de redações farão uma visita à nascente do rio, em Salesópolis e ao Museu de Energia, na mesma cidade.

Do Portal do Governo do Estado