Exposição fotográfica na capital paulista registra o cotidiano do Japão

Mostra ‘Olhares Cruzados’ estará em cartaz até 23 de setembro, no Centro Cultural do Solo Sagrado, na zona sul da cidade

qui, 23/08/2018 - 11h32 | Do Portal do Governo

Docentes da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP), os fotógrafos Atílio Avancini e Joel La Laina Sene mostram o cotidiano das cidades japonesas na exposição “Olhares Cruzados”. Vale destacar que a mostra está em cartaz no Centro Cultural do Solo Sagrado de Guarapiranga, na zona sul da capital paulista.

No próximo domingo (26), às 10h30, os professores se reúnem com os visitantes para contar a trajetória na fotografia e falar sobre a importância da imagem na sociedade contemporânea. Na mesma ocasião, a professora Michiko Okano, que leciona História da Arte Asiática na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e coordena o Grupo de Estudos de Arte Asiática da USP, ministrará palestra sobre o intercâmbio cultural entre o Brasil e o Japão.

Vale destacar que, durante um ano, ambos os fotógrafos foram convidados para dar aulas sobre Cultura Brasileira na Kyoto University Foreign Studies, no Japão. A viagem resultou em centenas de fotos que registram a natureza do território japonês e a paisagem humana, com as tradições, histórias e cotidiano dos principais municípios.

Com entrada grátis, a exposição fotográfica está em cartaz até 23 de setembro, no Centro Cultural do Solo Sagrado de Guarapiranga (Avenida Professor Hermann Von Lhering, 6.567, antiga estrada Jaceguai, Guarapiranga, em São Paulo). As visitas devem ser agendadas pelo telefone (11) 5087-5056 ou pelo e-mail culturaearte@fmo.org.br.

Imagens

A exibição conta com organização pelo Setor de Cultura e Arte da Fundação Mokiti Okada em homenagem aos 110 anos da imigração japonesa no Brasil. O público pode observar, em uma seleção de imagens, duas narrativas sobre os mesmos lugares.

Atílio Avancini, professor de Fotojornalismo da ECA, é o repórter que busca flagrar o movimento da realidade, pelas imagens em preto e branco. “Procurei desconstruir clichês das cidades japonesas retratadas. Sem pauta para o ato fotográfico, fiquei aberto às descobertas do percurso ao privilegiar o contato direto com as pessoas”, destaca.

Professor de Cinema da ECA, Joel La Laina Sene procura por cenas além da luz, com ênfase na cor e no movimento, por meio de fotos que contam histórias, conflitos e emoções. “A fotografia é um artifício de memória. Por isso, como fotógrafo, eu me perco no espaço e tempo desconhecido para lembrar que estive lá entre instantes especiais”, relata.

“Vivi o Japão em duas oportunidades: no ano letivo 2009-2010 e na primavera de 2015. Sou um cronista no limiar entre o documental e o ficcional. Realizei um conjunto imenso de imagens e séries fotográficas, sob o ponto de vista do cronista”, acrescenta.

Reflexão

Em “Olhares Cruzados”, os dois profissionais reforçam a essência da ação de fotografar, em convite à reflexão sobre a arte de viver. Com 327 mil metros quadrados, o Solo Sagrado, próximo à Represa de Guarapiranga, é considerado o maior espaço de meditação do País. O local apresenta jardins, praças, lagos, um templo circular e uma torre de 71 metros. Inaugurado em 1995 pela Igreja Messiânica, o local propicia a sintonia com a natureza e a arte.

O setor Cultura e Arte da Fundação Mokiti Okada tem como meta o incentivo à arte através de diversas ações, como palestras, cursos, residências artísticas e exposições. “Todas as atividades trabalham a arte como instrumento de educação, promovendo a consciência estética e o conhecimento dos efeitos da criação artística”, observa a diretora, Jô Reginatto. Anualmente, a Fundação Mokiti Okada disponibiliza o edital Exposições Solo Sagrado de Guarapiranga, incentivando os artistas brasileiros. Os selecionados apresentam trabalhos em exposições programadas no decorrer do ano.

O processo seletivo de exposições deste ano já está aberto. A seleção segue até 28 de setembro. As obras escolhidas serão expostas no Solo Sagrado em 2019. As inscrições são para pintura, desenho, gravura, escultura e videoinstalação. Os interessados devem acessar o edital no site da Fundação Mokiti Okada.