Exposição em São Paulo mostra aves brasileiras

Imagens revelam materiais, formatos e até mesmo técnicas construtivas de ninhos

sex, 17/07/2009 - 19h00 | Do Portal do Governo

O Museu da Casa Brasileira (MCB), instituição vinculada à Secretaria de Estado da Cultura, e a Editora Terceiro Nome apresentam exposição sobre o mundo variado e encantador criado pelas aves brasileiras para sua reprodução. A mostra nasceu do livro Berços da vida – Ninhos de aves brasileiras, de Dante Buzzetti e Silvestre Silva, com fotos e textos sobre a reprodução de mais de 140 espécies de aves brasileiras.

As fotos estarão expostas em painéis de 1,20 x 1,20 m no jardim de 6.600 m² do MCB. As imagens mostram a quantidade de materiais, os formatos e até mesmo as técnicas construtivas que podem ser usados na elaboração de ninhos, de acordo com o habitat e os próprios costumes de cada espécie.

As aves fazem seus ninhos nos mais diversos lugares: em árvores, galhos, barrancos, no chão, até mesmo em postes de luz, e cada uma com materiais completamente diferentes, como folhas, gravetos, barro, teias de aranha, líquens e cascas de cobra. Há ninhos construídos e chocados apenas pelos machos, outros, pelas fêmeas, e outros, ainda, pelos casais. Se a maior parte dos ninhos fica em lugares sossegados, há também as espécies que vivem em ninhais barulhentos e cheios de energia. Cada espécie tem sua particularidade.

Serviço
Exposição Ninhos de Aves Brasileiras
Abertura: sábado, 18, às 11 horas, com as presenças de Dante Buzzetti  e Silvestre Silva, autores do livro “Berços da vida – Ninhos de aves brasileiras” Visitação: de 18 de julho a 5 de setembro , de terça a domingo, das 10h às 18h
Site: www.mcb.org.br 
Local: Museu da Casa Brasileira – Av. Faria Lima, 2705 – Tel. 11 3032-3727   Jardim Paulistano São Paulo
Ingresso: R$ 4,00 – Estudantes: R$ 2,00 
Gratuito domingos e feriados
Acesso para pessoas com deficiência
Visitas orientadas: 3032-2564 ou pelo e-mail agendamentomcb@terra.com.br