Experiência em Triagem Neonatal da Unicamp é levada a evento na Finlândia

Evento tem como objetivo promover a comunicação entre Programas de Triagem Neonatal de diferentes partes do mundo

qua, 08/08/2007 - 15h40 | Do Portal do Governo

O Serviço de Referência em Triagem Neonatal (SRTN) da Unicamp representará o Brasil em evento internacional sobre Triagem Neonatal. O evento acontece nos dias 18 a 21 na Finlândia e abordará o tema Learn, Share & Develop Worldwide Neonatal Users’ Seminar.

Carmen Sílvia Gabetta, responsável técnica da Triagem Neonatal, integrará o grupo. O evento tem como objetivo promover a comunicação entre Programas de Triagem Neonatal de diferentes partes do mundo, o que possibilitará troca de experiências e melhor qualidade da triagem neonatal.

O Serviço de Referência da Triagem Neonatal da Unicamp é um dos sete serviços credenciados pelo Ministério da Saúde no Estado de São Paulo a realizar o “Teste do Pezinho”, que está sob responsabilidade da médica Vitória Régia Pereira Pinheiro. Atua abrangendo os recém-nascidos da regional de Campinas e São João da Boa Vista, cujos exames são encaminhados ao SRTN.

A centralização na região tem permitido o pronto diagnóstico e tratamento. A média para o início do tratamento da fenilcetonúria é de 20 dias, para o hipotireoidismo congênito é de 18 dias e a primeira consulta especializada para doença falciforme é de 30 dias. Já foram triadas aproximadamente 600 mil crianças e mais de 589 tiveram diagnóstico precoce, recebendo tratamento nos ambulatórios especializados do SRTN.

No período de agosto de 1992 a junho de 2007 foram detectados 589 doentes, sendo 173 doentes falciformes e 12.111 orientações genéticas aos familiares com crianças portadoras de hemoglobinopatias, 381 crianças com hipotireoidismo congênito e 35 crianças que realizam acompanhamento para fenilcetonúria.

Do Portal da Unicamp

(J.H.)