Expansão do Metrô inova em tecnologias e conceitos de design

Nova comunicação visual e trens com sistema monotrilho são os destaques

seg, 01/02/2010 - 14h15 | Do Portal do Governo

Em 2010, a meta do Metrô de São Paulo é transportar 4,5 milhões de passageiros por dia. No ano passado, foram atendidos diariamente 3,3 milhões de usuários. A ampliação no atendimento é resultado do Plano de Expansão do Transporte Metropolitano (Expansão SP), que garantirá mais eficiência e qualidade dos serviços do transporte público nas Regiões Metropolitanas de São Paulo, Campinas e Baixada Santista. Para isso, o Governo paulista está investindo mais de R$ 21 bilhões, o maior volume de recursos já destinado no Brasil para ampliar e modernizar o transporte coletivo.

E é concretizando essas intenções que o governador José Serra inaugurou no sábado, dia 30 de janeiro, a estação Sacomã do Metrô. Nos próximos meses outras duas estações entrarão em operação na Linha 2-Verde, do Metrô: Tamanduateí e Vila Prudente. Com essas três estações, o número de usuários transportados diariamente na linha deverá saltar dos atuais 420 mil para 835 mil. Leia mais aqui.

No ano passado, o Metrô completou o seu 35º aniversário de operação comercial em São Paulo com quatro linhas, 61,3 quilômetros de trilhos, 55 estações e 127 trens. É o mais antigo do País e chegou à marca de 18,9 bilhões de passageiros transportados, quase três vezes a população da Terra.

Rede ampliada e viagens mais rápidas

A rede sobre trilhos na Região Metropolitana com qualidade de Metrô será quadruplicada dos atuais 61,3 quilômetros para 240 quilômetros – sendo 160 quilômetros em trilhos da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) – o que poderá elevar em 55% o número de usuários e provocar redução média de 25% no tempo de viagem. Novos corredores de ônibus e o Metrô Leve farão a integração entre os demais trechos, trazendo conforto e facilidade aos usuários. Todas as estações estão sendo reformadas e adaptadas para facilitar o embarque e o desembarque de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. O sinal de celulares está sendo ampliado para todo o sistema.

Mais bicicletários e estacionamentos interligados com a Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) e a CPTM ajudarão os usuários a diminuir o tempo de deslocamento. Além disso, o Expansão SP vem gerando 40 mil empregos diretos e milhares indiretos. O plano entregou o primeiro novo trem à Linha 2-Verde do Metrô em março. Mais dois desses equipamentos beneficiaram os passageiros em dezembro.

Ar-condicionado em todos os vagões; nível de ruído reduzido; portas mais largas para facilitar o embarque e o desembarque; quatro câmeras de segurança internas e uma externa para monitoramento das operações; e freios antideslizantes e antiderrapantes para garantir uma parada suave são as novidades das novas composições. O design externo, mais limpo e com a nova comunicação visual, nas cores da Linha 2-Verde, é outro atrativo.

Além disso, o Metrô finalizou as obras do último encontro de túneis da Linha 2-Verde, extensão entre Sacomã e Vila Prudente. A escavação liga as futuras estações Vila Prudente e Tamanduateí. As obras de ampliação têm 3,9 quilômetros de vias e três estações: Sacomã, Tamanduateí e Vila Prudente. Com essa ação, mais uma etapa do Plano de Expansão foi concluída, seguindo o cronograma de obras da Linha 2-Verde.

Nos projetos futuros, está o monotrilho, novo conceito de Metrô, que fará parte do prolongamento da Linha 2-Verde até Cidade Tiradentes. O trem funcionará com tração elétrica e correrá sobre pneus, circulando numa via elevada entre 12 e 15 metros de altura, dependendo do trecho. Serão 17 novas estações nos 23,8 quilômetros de extensão. A previsão é que sejam atendidos cerca de 500 mil usuários diariamente entre o trecho Vila Prudente-Cidade Tiradentes.

Ponte Orca

A Ponte Orca é um serviço oferecido pelo Metrô e CPTM. A EMTU é responsável pela operação e fiscalização do sistema. Para utilizá-la, o usuário deve retirar uma senha antes de passar pela linha de bloqueio da estação e apresentá-la ao agente da EMTU para embarcar no micro-ônibus. A validade da senha é de uma hora. As viagens são expressas, isto é, sem paradas no meio do percurso. O funcionamento é das 6h às 20h, de segunda a sexta-feira e são 21 veículos para atender a demanda.

A partir desta segunda-feira, 1º, os veículos da Ponte Orca que partem da Estação Tamanduateí da CPTM seguirão até a Estação Sacomã, que foi inaugurada no sábado, 30. O novo percurso reduzirá em 30% o tempo de deslocamento do usuário e é mais um benefício para quem sai da região do ABC em direção à Avenida Paulista.

Melhoria da imagem

Nova pesquisa de imagem da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP) revela aumento do nível de satisfação do usuário com o transporte público em 2009.  A avaliação positiva do transporte metro-ferroviário e do ônibus metropolitano registrou evolução em relação ao ano anterior. Esse desempenho é consequência direta dos investimentos do Plano de Expansão realizados até 2009.

Do Portal do Governo do Estado, da Secretaria dos Transportes Metropolitanos e da Imprensa Oficial