Ex-alunos da USP criam empresa para soluções de problemas industriais

Empreendedores tiveram o apoio do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo

sex, 17/08/2018 - 19h46 | Do Portal do Governo

Com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), por meio do Programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (Pipe), dois ex-estudantes do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da Universidade de São Paulo (USP) em São Carlos desenvolveram um projeto que resultou na empresa ODM (Optimized Decision Making).

Vale destacar que os empreendedores Luiz Henrique Cherri e Leandro Resende Mundim também participaram de pesquisas apoiadas pelo Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI), da instituição de ensino.

Consultorias, desenvolvimento de softwares e treinamentos são as principais áreas abordadas pelos mestres e doutores com experiência na resolução de problemas industriais. “Nossa experiência é identificar, modelar matematicamente e propor soluções de alta qualidade para problemas de clientes em diversas áreas de atuação. Tais soluções são entregues na forma de relatórios, consultorias e sistemas computacionais personalizados”, explica o presidente e diretor de tecnologia da ODM, Luiz Henrique Cherri.

Inovações

É importante frisar que a spin-off teve o projeto aprovado para inovações na indústria cerâmica. “Sempre acreditei que seguiria minha carreira dentro da universidade, mas em algum momento eu decidi que, diante de tantos problemas governamentais em nosso País, meu trabalho como pesquisador até o doutorado poderia contribuir de uma forma mais efetiva”, comenta o diretor-executivo da companhia, Leandro Resende Mundim.

“Sabemos que a parcela de pessoas que saem da universidade para empreender ainda é pequena, mas vale a pena. A expectativa quando você sai da universidade e vai para o mercado de trabalho é como se você estivesse pulando sem boia em um oceano. Mas a verdade é que, dentro da universidade, você já aprendeu a nadar há muito tempo”, acrescenta o gestor.

Com sede no ICMC da USP em São Carlos, o CeMEAI é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) financiados pela Fapesp. O espaço é voltado ao uso de ciências matemáticas como um recurso industrial em quatro áreas básicas: Otimização Aplicada e Pesquisa Operacional, Mecânica de Fluidos Computacional, Modelagem de Risco, Inteligência Computacional e Engenharia de Software.