Evento reúne líderes para debate sobre empreendedorismo feminino

Empreenda Mulher foi realizado no Palácio dos Bandeirantes e discutiu a participação das cidadãs em diversos setores

qui, 28/03/2019 - 17h43 | Do Portal do Governo

Nesta quinta-feira (28), o Palácio dos Bandeirantes sediou o encontro Empreenda Mulher, que teve o objetivo de estimular o debate sobre a participação feminina em cargos de liderança nos setores público e privado.

Aberto ao público, o evento teve promoção da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado. Os painéis contaram com a participação das secretárias estaduais Patrícia Ellen da Silva (Desenvolvimento Econômico), Célia Leão (Direitos da Pessoa com Deficiência) e Célia Parnes (Desenvolvimento Social), além da procuradora-geral do Estado, Lia Porto Corona.

As atividades também destacaram os desafios e oportunidades para o empreendedorismo feminino, por meio de debates com especialistas e líderes em diversos setores.

“Temos um desafio bastante grande, pois o nosso modelo de participação de homem e da mulher na casa e no trabalho mudou rapidamente. Há 50 anos, menos de 10% das mulheres estavam no mercado de trabalho. Hoje, são quase 50%. É uma mudança muito grande”, ressaltou a secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen da Silva.

“No mundo do empreendedorismo, um terço dos empreendedores é composto por mulheres, apesar de sermos metade da população. Ainda temos muito a fazer, com diversas oportunidades. Cada participante aqui tem um papel de liderança impressionante em seu setor”, completou a secretária.

Fortalecimento

A coordenadora de Empreendedorismo, Micro Pequenas e Médias Empresas da secretaria, Jandaraci Araujo, destacou a importância do encontro. “O evento representou o lançamento de um programa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico que atuará de forma transversal com demais pastas para alavancar o empreendedorismo feminino no Estado. Fortalecer o empreendedorismo feminino é fortalecer a economia, com geração de emprego e renda”, salientou.

“Mais de 51% dos novos negócios são de mulheres. No entanto, o ganho médio é 28% menor em relação aos homens. Reduzir a desigualdade de gênero é uma pauta mundial”, finalizou Jandaraci Araujo.