Evento em Campinas celebra 131 anos do Instituto Agronômico

Comemoração teve a presença de lideranças regionais, autoridades, profissionais da pesquisa, estudantes e servidores

sex, 29/06/2018 - 19h13 | Do Portal do Governo

Nesta quarta-feira (27), o Instituto Agronômico (IAC), vinculado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado, promoveu uma solenidade para comemorar os 131 anos do órgão. A cerimônia foi realizada na Fazenda Santa Elisa, em Campinas no interior paulista.

O evento teve a presença de lideranças regionais, autoridades, profissionais da pesquisa, estudantes e servidores. O tema da comemoração de 2018 foi a bioeconomia. O secretário de Estado Agricultura e Abastecimento, Francisco Jardim, agradeceu ao empenho dos funcionários do IAC, quem possibilitam as conquistas ao longo da história. “No dia de hoje pude conversar com servidores novos e antigos. É por parte dessas colaborações que, a cada ano, temos bons resultados”, enfatiza.

Já o diretor-geral do IAC, Sérgio Augusto Morais Carbonell, destacou a importância da comemoração e a sintonia do instituto com a bioeconomia. “O desafio é continuar conduzindo estudos e gerando resultados de acordo com a sustentabilidade almejada pelos consumidores, determinadas pelas legislações e exigidas pelos mercados”, afirma o diretor-geral.

Conquistas

O IAC conta com 1.073 cultivares desenvolvidas ao longo da existência. Além disso, três invenções recentes foram patenteadas junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Duas patentes têm titularidade exclusiva do IAC e uma tem cotitularidade.

O coordenador da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), Orlando Melo de Castro, abordou as conquistas do setor no campo legal, como a implementação do Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação e dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NIT) na Apta e institutos. “Em um curto período, devido ao empenho de vários setores, podemos comemorar as novas patentes, as parcerias firmadas e a realização de concurso público para contratação de pessoal de apoio”, diz.

Ainda em Campinas, o deputado federal Arnaldo Jardim destacou as ações realizadas nos últimos anos, como a reestruturação, a criação do NIT e o maior apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Também compareceram ao evento o deputado estadual Davi Zaia e o prefeito em exercício de Campinas, Henrique Magalhães Teixeira.

Premiação

Durante a celebração dos 131 anos, também foi realizada mais uma edição do Prêmio IAC. Na categoria interna Pesquisador Científico, a agraciada foi Mariângela Cristofani-Yaly, do Centro de Citricultura “Sylvio Moreira”. A profissional relembrou que, desde a iniciação científica, queria trabalhar no IAC e compartilhou a homenagem com os familiares e colegas de trabalho. “Tenho orgulho de trabalhar no instituto e espero que o IAC continue a inspirar jovens”, comemora.

Na categoria Servidor de Apoio Técnico/Administrativo, o premiado foi Ronaldo Eduardo da Silva, da Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento de Mococa. Ele atua desde 1999 na seção, onde exerceu várias atividades, entre as quais a de diretor administrativo e do Núcleo de Informação.