Evento abre as portas da Esalq para estudantes do Ensino Médio

Mostra recebeu alunos de municípios da região de Piracicaba, de diversas partes do território paulista e de outros estados

qui, 30/05/2019 - 11h29 | Do Portal do Governo

A Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), da Universidade de São Paulo, recebeu estudantes do Ensino Médio em mais uma edição do USP e as Profissões, no dia 18 de maio, em Piracicaba.

Destinado a estudantes secundaristas e de cursos preparatórios para o vestibular, o evento recebeu 400 alunos de 20 municípios da região de Piracicaba, de diversas partes do território paulista e de outras unidades da Federação.

Durante a programação, os visitantes receberam orientações sobre os cursos de graduação oferecidos pela Esalq: Engenharia Agronômica, Engenharia Florestal, Ciências Econômicas, Administração, Ciências dos Alimentos, Gestão Ambiental e Ciências Biológicas.

Oportunidades

O presidente da Comissão de Cultura e Extensão Universitária (CCEx), professor Luiz Reynaldo Ferraciú Alleoni, destacou que a mostra abriu as portas da universidade e dá a possibilidade de os estudantes, acompanhados dos pais, conhecerem as oportunidades de carreiras universitárias.

“O grande motivo do evento é divulgar os cursos da USP no âmbito local e regional. Percebemos aqui na Esalq que, a partir da realização de atividades como esta, a procura pelos nossos cursos aumentou por parte de estudantes da região de Piracicaba”, afirma o docente.

“Esse aumento representa cerca de 15% nos últimos dez anos. Muitos nem conheciam os cursos mais novos e o USP e as Profissões revela para a esse público quais são os nossos sete cursos. Além disso, mostramos para esses jovens essa oportunidade de fazer um curso gratuito, em uma universidade referência”, acrescenta.

A presidente da Comissão de Graduação da Esalq, professora Thais Vieira, salientou as formas de inserção na USP. “São duas formas de ingresso: Fuvest e SiSU. Assim, os estudantes que fazem Enem também têm a oportunidade de concorrer a vagas pelo sistema de ampla concorrência, escola pública ou PPI – Pretos, Pardos e Indígenas”, diz.

Carreiras

Estudante secundarista, Renato Soledade é piracicabano e visitou a Esalq para conhecer as sete carreiras acadêmicas oferecidas pela Escola. “Por ser aqui da cidade, eu achava que conhecia a Esalq, mas ela é maior do que eu imaginava. Percebi que, de fato, é uma escola top”, avalia.

De acordo com o diretor da Esalq, professor Durval Dourado Neto, o USP e as Profissões amplia a visibilidade da universidade e dos cursos, contribuindo para o aumento da procura. “O programa esclarece os alunos de escolas públicas e privadas e assim a demanda tem aumentado. Isso possibilita melhorar a qualidade dos alunos e, por consequência, atenderemos melhor as demandas da sociedade”, conclui.

O evento é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) e, na Esalq, teve realização da Comissão (CCEx) e Serviço (SVCEx) de Cultura e Extensão Universitária da Esalq, com apoio da Diretoria da Esalq, Coordenações de Cursos e Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq). Colaboraram com as atividades 60 voluntários entre professores, funcionários e estudantes.

Estrutura

Fundada em 1901, a Esalq é uma das unidades fundadoras da USP e já formou mais de 16 mil profissionais. Para ter uma formação de qualidade, a Esalq oferece uma estrutura de 140 laboratórios, quatro estações experimentais, praça esportiva, bibliotecas, estágios e bolsas de apoio, curso de inglês gratuito, e um programa de permanência estudantil que contempla auxílio alimentação, moradia, transporte e livro.

Para concorrer a uma das 430 vagas anuais, os estudantes de ensino médio podem se inscrever via vestibular da Fuvest ou pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU).