Ética na sociedade atual é tema de encontro no Hospital de Clínicas de Botucatu

Unidade ligada à Universidade Estadual Paulista organiza debates em ação para enfermeiros e profissionais da saúde

ter, 25/09/2018 - 11h39 | Do Portal do Governo

Na última semana, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB), ligado à Universidade Estadual Paulista (Unesp), realizou o XIV Encontro de Enfermeiros de Hospitais de Ensino do Estado de São Paulo. A programação incluiu reflexões sobre “Ética na sociedade atual e suas vertentes: ensino, assistência e compliance”, em apresentação ministrada por Eduardo Zacharias, promotor de Justiça de Botucatu.

Ele iniciou a fala explicando sobre o papel do Ministério Público, com destaque para a atuação em defesa dos interesses difusos e coletivos, como o Meio Ambiente, Urbanismo e a probidade administrativa. “Costumo dizer, sobre ética, que tudo aquilo que você não pode contar para os outros está errado”, salienta.

O evento também destacou a mesa-redonda “Experiências exitosas no gerenciamento e economia de recursos”, com participação da enfermeira Vanessa de Abreu Silva, do Hospital das Clínicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que abordou o tema “Otimização de enxoval”, a enfermeira Mariele Gobo, gerente do Núcleo de Internações do HCFMB, que apresentou dados sobre “Déficit de Recursos Humanos”, e Solange Fusco, do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (USP), que destacou o assunto “Otimização de Insumos”.

Estratégias

As apresentações mostraram ações e estratégias implantadas nas instituições para gerar economia por meio de mudanças de processo, o que também resultou em uma maior agilidade no atendimento assistencial.

A professora Fabiana Faleiros Santana Castro, da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, da USP, ministrou conteúdo a respeito da “Implantação de novas tecnologias, garantindo a segurança do paciente, na limitação de recursos”. O tema abordou, sobretudo, a simulação de práticas de enfermagem. “Esse procedimento auxilia o futuro profissional a tirar o foco dos equipamentos e olhar para o paciente, além de vivenciar a realidade”, explica a docente.

Outra palestra apresentada no evento foi intitulada “Desafios na sustentabilidade ambiente e social”, com a professora Karina Pavão, do Departamento de Saúde Pública da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB), da Unesp. O assunto trabalha o tripé da sustentabilidade. “O tema considera ambiente econômico, social e físico em que vivemos, protegendo os ecossistemas e a capacidade de fornecer os serviços que sustentam a vida e a saúde”, avalia.

O último dia de seminário contou com novas palestras realizadas no Salão Nobre da FMB. Uma das apresentações foi sobre “Continuidade e Integralidade do Cuidado”, feita pela enfermeira Karen Batista, do HCFMB.

“O princípio da integralidade considera as pessoas como um todo, atendendo todas as necessidades e abrangendo todos os níveis de atenção. Ou seja, o paciente tem que ser atendido em todos os níveis de atenção do Sistema Único de Saúde”, ressalta.