Etecs inscrevem até hoje para o vestibular

Manual está na internet; prova acontece em 16 de novembro

sex, 17/10/2008 - 8h45 | Do Portal do Governo

As inscrições para o processo seletivo das Escolas Técnicas (Etecs) estaduais para o 1º semestre de 2009 podem ser feitas até as 14 horas desta sexta-feira, 17. O exame acontece em 16 de novembro.  O próximo vestibulinho vai oferecer 16.043 vagas para o Ensino Médio, o que representa um aumento de 20,73% em relação ao mesmo período do ano anterior (13.288).

Para o Ensino Técnico, houve aumento de 4.325 vagas em relação ao 1º semestre de 2008, totalizando 40.032 vagas, distribuídas em 72 cursos. Desse total de cursos técnicos, quatro são inéditos: Cozinha e Modelagem do Vestuário (em São Paulo, na Etec Carlos de Campos), Produção de Cana-de-Açúcar (nas Etecs de Andradina, de Jales, Paraguaçu Paulista e Penápolis) e Serviços Imobiliários (em Praia Grande).

Entre o Médio e o Técnico serão oferecidas 56.075 vagas. Desse total, 1.690 vagas foram aprovadas pelo Centro Paula Souza após o fechamento do Manual do Candidato e, portanto, não constam da publicação.

Participam deste processo seletivo 150 Etecs e três classes descentralizadas (unidades que funcionam com um ou mais cursos em parceria com a prefeitura ou empresas da região, sob a administração de uma Etec).

Inscrições

Para concorrer a uma das vagas do Vestibulinho para o Ensino Médio, o candidato dever ter concluído o Ensino Fundamental. Os que pretendem fazer o Ensino Técnico, precisam estar cursando a partir do 2º ano do Ensino Médio ou já ter concluído esse ciclo.

O Manual do Candidato custa R$ 5 (deve ser pago em dinheiro) e pode ser comprado em qualquer Etec. Ele traz uma folha de rascunho para o preenchimento preliminar da inscrição. O atendimento funciona das 13 às 21 horas – com exceção do sábado, domingo e feriado — , na secretaria da escola onde o candidato pretende estudar. É possível também fazer a inscrição pela internet, acessando o site www.vestibulinhoetec.com.br.

O prazo se estende até o dia 29 de outubro para inscrição de curso técnico da área de Agropecuária (como Agricultura, Agroecologia, Agroindústria, Agronegócios, Agropecuária, Agropecuária, integrado ao Ensino Médio, Cafeicultura e Florestas). O processo seletivo será centralizado nas respectivas unidades e o calendário e os procedimentos serão diferenciados.

Para efetivar a inscrição, o candidato deve levar a ficha de inscrição preenchida sem rasura, com o comprovante do pagamento da taxa de R$ 20, já pago em qualquer agência bancária.

Inclusão social

O Sistema de Pontuação Acrescida concede bônus de 3% a estudantes afrodescendentes e de 10% a oriundos da rede pública. Caso o aluno esteja nas duas situações, recebe 13% de bônus.

Para ter direito ao bônus, os candidatos afrodescentendes e/ou oriundos da rede pública devem fazer a autodeclaração no ato da inscrição.

O candidato também deve informar, no momento da inscrição, se cursou integralmente o Ensino Fundamental, de 5ª a 8ª série, em instituição pública municipal, estadual ou federal. A comprovação deve ser feita no ato da matrícula, por meio do histórico escolar do ensino fundamental ou a declaração escolar, discriminada série a série.

Outras informações pelos telefones (11) 3471-4071 (Capital e Grande São Paulo) e 0800-772 2829 (demais localidades) e pelo site www.vestibulinhoetec.com.br.

Do Centro Paula Souza